SURTO

Influenza leva 600 usuários para UPA Santa Lúcia em apenas três meses

Quadra chuvosa favoreceu a disseminação do vírus da gripe em Maceió, aumentando os casos
Por Isac assessoria 06/07/2024 - 14:40

ACESSIBILIDADE

Isac/Assessoria
UPA Santa Lúcia, em Maceió
UPA Santa Lúcia, em Maceió

A quadra chuvosa, período que vai de abril a julho, em Alagoas, é uma época favorável para a disseminação dos vírus causadores de infecções e doenças respiratórias. Entre eles está o vírus influenza, mais conhecido como vírus da gripe. Isso pode ser observado pelo elevado fluxo de atendimentos de pacientes acometidos por influenza que deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Lúcia, sob gestão compartilhada do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) e Prefeitura de Maceió.

Nos três últimos meses deste ano, a UPA Santa Lúcia já realizou 591 atendimentos de casos de Influenza, sendo 238 em abril, 219 em maio e 134 no mês de junho. De acordo com a Dra. Lícia Pereira, médica generalista da UPA Santa Lúcia, essa crescente entrada de usuários é predominante em adultos e crianças.

“Como é uma doença com uma suscetibilidade universal, nós temos desde crianças a idosos chegando na unidade com quadros semelhantes. Porém, entre os adultos podemos perceber, predominantemente, o sintoma de dor no corpo, sendo dores musculares ou nas articulações. Já nas crianças predomina o quadro respiratório, como tosse, coriza e espirros”, explica.

Desde que abriu as portas para a população, em fevereiro deste ano, a UPA Santa Lúcia já realizou 16.702 atendimentos de urgência e emergência, entre Clínica Médica, Odontologia, Ortopedia, Pediatria e Serviço Social. 

“O período sazonal das influenzas e arboviroses iniciou em abril e se estende até o mês atual. De lá para cá, percebemos um grande fluxo de pacientes em nossa unidade com sintomas gripais e acometidos pelo vírus da gripe. Contudo, a UPA Santa Lúcia está sempre pronta para realizar um atendimento seguro, humanizado e de qualidade, buscando a melhoria do usuário”, acrescenta Walma Marinho, diretora-geral da UPA Santa Lúcia.

Prevenção


A vacinação contra influenza é a forma mais eficaz de prevenir a infecção respiratória, podendo reduzir tanto a incidência de complicações e internações como também contribuir para a proteção coletiva, diminuindo a circulação viral.

Na capital alagoana, a vacina está liberada para toda a população enquanto durar o estoque. No entanto, é imprescindível que os grupos prioritários, formados por crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, idosos, gestantes e puérperas, procurem a imunização para prevenir as formas graves da doença.

As vacinas são administradas de segunda a sexta-feira em todas as salas de imunização das unidades de saúde de Maceió, além dos seguintes pontos fixos de vacinação:

- Maceió Shopping: segunda a sábado, das 9h às 21h;

- Pátio Shopping: segunda a sábado, das 13h às 21h, e domingo, das 12h às 19h;

- Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel Praia: todos os dias, das 14h às 21h;

- Programa Saúde da Gente: segunda a sábado, das 8h às 20h.

Sobre a UPA Santa Lúcia


A UPA Santa Lúcia é custeada pela Prefeitura de Maceió (AL) e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 19 leitos e tem capacidade para atender até 350 pacientes por dia, ofertando serviços de urgência e emergência em Clínica Médica, Odontologia, Ortopedia e Pediatria, e exames de raio-X, eletrocardiograma (ECG) e laboratoriais.

É classificada como Porte III e atende ininterruptamente em regime 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive aos finais de semana e feriados, exceto Odontologia. O Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato