modificações

O que é permitido alterar em veículos? Detran Alagoas explica

Proprietários devem agendar vistoria para obter autorização
Por Redação com assessoria 09/07/2024 - 08:26

ACESSIBILIDADE

Ascom Detran
Instalação do sistema de Gás Natural Veicular (GNV)
Instalação do sistema de Gás Natural Veicular (GNV)

Os proprietários de veículos em Alagoas que desejam fazer modificações em seus carros, como mudar a cor, instalar Gás Natural Veicular (GNV), modificar o escapamento ou as lâmpadas dos faróis, precisam obter autorização do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran). Todas as modificações devem seguir as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a resolução nº 916/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A resolução do Contran permite um total de 95 modificações, sujeitas ou não à homologação compulsória. Entre as mudanças autorizadas estão alterações nos componentes do sistema de suspensão, rodas e pneus, instalação de teto solar, e alterações em espelhos retrovisores, guidão e assentos. As regulamentações visam garantir a segurança de condutores, pedestres e ciclistas.

Willams da Rocha, assistente de Trânsito do Detran, alerta que os proprietários devem seguir todas as orientações para preservar a segurança do veículo. "Realizar uma modificação proibida ou irregular pode comprometer a estrutura do veículo, trazendo riscos para todos no trânsito", afirma Rocha.

Antes de qualquer modificação, é necessário que os proprietários submetam seus veículos a uma vistoria no Detran. "Analisamos se a modificação desejada está de acordo com a resolução nº 916 do Contran. Caso esteja, emitimos uma autorização para que a mudança seja feita. Após as modificações, o veículo passa por uma nova vistoria e é emitido um novo documento com as alterações realizadas", explica Rocha.

Modificações feitas sem autorização prévia podem resultar na retenção do veículo até a regularização da situação, conforme os artigos 98, 230 e 270 do CTB. Entre as modificações mais comuns está a instalação do sistema de Gás Natural Veicular (GNV). Esse procedimento exige uma vistoria inicial e autorização do Detran. Após a instalação do sistema GNV, o veículo deve ser inspecionado por uma Instituição Técnica Licenciada (ITL) para a certificação no Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade, seguindo a regulamentação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Uma nova vistoria no Detran é necessária para emitir o Certificado de Segurança Veicular.

Mais informações podem ser obtidas no site do Detran Alagoas (https://www.detran.al.gov.br/conteudo/procedimentos-detalhes/5ead787c547bb3636963abf6/) ou pelo call center: (82) 3512-4140.

Publicidade

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato