De repente, o céu!
Aída Britto lança edição comemorativa do livro inspirado em fatos
Obra convida o leitor a uma reflexão sobre a vida após a morteA escritora, colunista e poeta visual Aída Barros de Britto lança, nesta quarta-feira, 17, no Bom Vin Boutique e Bistrô, a edição comemorativa de 10 anos do livro “De repente, o céu!”, uma obra de ficção inspirada em fatos reais que conta a história de Ricardo Britto, um de seus irmãos, que morreu, aos 31 anos, de leucemia, e como foi a chegada e permanência dele no seu “céu particular”, também conhecido como mundo espiritual.
Em cada uma das 322 páginas, a obra convida o leitor a uma reflexão sobre a vida após a morte, e como aconteceu a comunicação entre familiares e amigos que ficaram na Terra com os que partiram para o céu. “Escrevi esse livro como se estivesse ouvindo a voz do meu irmão. Mas não há conotação de psicografia, pois não sou espírita. Esses momentos me ajudaram a superar e a aceitar o processo da perda”, explicou Aída Britto.
E para chegar a esse processo de superação, a autora sentiu que precisava concretizar um desejo que o irmão não havia conseguido realizar: escrever um livro contando tudo o que aconteceu com ele a partir do dia que descobriu que estava doente.
A narrativa romanceada também contou com a ajuda de um amigo de Aída, que ela conheceu, de forma virtual, após a morte do irmão, Ricardo. Na obra, ele recebeu o nome de Ivo. Os dois tiveram muitos diálogos sobre Rico (apelido de Ricardo). Essas conversas, recheadas de muita imaginação, aparecem nos trechos da obra em que Ricardo chega ao seu céu particular, reencontra familiares e amigos e, com eles, volta diversas vezes à Terra.
Para o epílogo, a escritora escolheu um momento de felicidade e confraternização, que reúne familiares e amigos que estão na Terra e no Céu: a comemoração dos 50 anos de casamento de seus pais, que acontece de forma simultânea nos dois lugares.
Edição comemorativa
O evento, que comemora os 60 anos da autora e a edição dos 10 anos do livro “De repente, o Céu!”, também contará com uma exposição fotográfica de poesia visual. São 20 imagens, registros de vários lugares do Brasil e de países europeus, tiradas por Aída, que lhe servem de inspiração e meditação no cotidiano. Essas imagens mostram a mistura de linguagens que encantam os olhos e o coração. “É um sonho sendo conquistado para me dar felicidade plena mais uma vez e acordar todos os outros momentos”, diz, Aída.
A curadoria do evento é da irmã, Núbia Britto, e do cunhado, Fernando Baltar. Bailarina de formação, Aída Barros de Brito é graduada em Direito pela Universidade Federal de Alagoas e em Makeup Design, pela WAES London. A alagoana mora na Inglaterra desde a década de 1990.
Serviço
O quê: Edição comemorativa de 10 anos do livro "De repente, o Céu!" e mostra fotográfica
Quando: Dia 17, às 17h
Onde: Bom Vin Boutique e Bistrô, na Ponta Verde