MOBILIDADE URBANA
Estudantes da UFAL enfrentam dificuldades com novas rotas de ônibus
Alunos estão insatisfeitos com a nova linha que circula da entrada do Campus até o ObservatórioNa última segunda-feira, 15, entrou em vigor uma nova medida do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A linha 4000, segundo o órgão, foi criada para facilitar a entrada de estudantes e profissionais no campus, funcionando como um sistema de integração. No entanto, muitos estão relatando dificuldades com a implementação da nova linha.
Desde que a nova linha foi implementada, oito outras linhas de ônibus não entram mais no campus. Segundo relatos, a linha 4000, que deveria operar com intervalos de 15 minutos, está demorando muito mais. Isso tem levado os alunos a preferirem caminhar até seus blocos em vez de esperar pelo ônibus. Além disso, com a redução das linhas de ônibus, alguns alunos estão enfrentando gastos extras, pois muitos precisam realizar mais de quatro viagens por dia.
Em entrevista ao EXTRA, João Lucas, aluno de licenciatura em geografia, afirmou que a nova linha não atende à demanda dos horários, deixando milhares de alunos desprotegidos. Segundo ele, o problema principal não é o deslocamento em si, mas a insegurança enfrentada nos pontos de ônibus vazios, prejudicando especialmente os alunos da periferia, que agora têm seu acesso à universidade cada vez mais precarizado.
"Vai ficar pior. Está assim [cheio de estudantes] porque está no início do período, mas vai ficar pior no sentido de que não vai ter mais ninguém no final do período. A UFAL já esvazia normalmente no meio do período para depois. Imagine nos pontos, né? Em especial o da passarela. É um misto de sensação. Sensação de insegurança e desmotivação que a gente recebe todo dia."
A linha 4000 conta com apenas um veículo circulando na universidade, sendo realizadas 75 viagens por dia, de segunda à sexta-feira, entre às 06h30 e às 22h20, com intervalos de 10 à 15 minutos entre as viagens. O acesso é feito pela porta da frente e o estudante precisará apresentar o cartão Vamu. A passagem não será cobrada.
Confira quais linhas não entrarão mais na Ufal:
- 052 - Centro/ Eustáquio Gomes
- 111 - Eustáquio Gomes/ Trapiche (via Poço e Prado)
- 113 - Eustáquio Gomes/ Trapiche (via Centro e Vergel)
- 604 - Eustáquio Gomes/ Cruz das Almas
- 607 - Eustáquio Gomes/ Maceió Shopping
- 612 - Forene/ Jatiúca
- 615 - Forene/ Mangabeira
- 706 - Eustáquio Gomes/ Ponta Verde