ELEIÇÕES 2024
Eleições municipais podem mudar 57 cadeiras na Câmara
Rafael Brito deve se licenciar para disputar o Executivo de MaceióBrasília não participa das eleições municipais, já que não tem prefeito e nem vereadores, mas sofre impacto direto dos resultados das urnas. As eleições no restante do país vão mudar os ocupantes de até 57 cadeiras na Câmara dos Deputados, segundo levantamento realizado pelo Congresso em Foco, vagas hoje ocupadas por deputados e senadores que já anunciaram nomes como pré-candidatos no pleito de outubro.
Por Alagoas, dois parlamentares devem deixar a vaga para os suplentes no Congresso: o senador Rodrigo Cunha (Podemos) e o deputado Rafael Brito (MDB). Cunha deve disputar as eleições como vice-prefeito na chapa da reeleição de João Henrique Caldas, o JHC. Brito, por sua vez, deve deixar a Câmara para concorrer ao cargo de prefeito de Maceió com apoio de nomes fortes na política de Alagoas, como Calheiros e Dantas.
O cenário sobre a nova composição da Câmara deve ficar mais claro nos próximos dias, já que o calendário eleitoral sinalizou verde para as convenções onde os partidos escolhem seus nomes para candidatos no último sábado, 20, um período que segue até 5 de agosto.
Pelo menos 69 deputados e deputadas se lançaram como pré-candidatos à prefeitura de 57 municípios — a diferença vem do fato de que, em algumas cidades, há mais de um parlamentar federal na corrida. Em São Paulo, por exemplo, a disputa reúne três parlamentares: Guilherme Boulos (Psol), Tabata Amaral (PSB) e Kim Kataguiri (União Brasil) que disputam o Executivo da capital paulista.