penedo

Jovens atraídos por falsa promessa são encontrados em situação precária

Atletas vieram de outros estados com promessa de jogar no sub-20 do Penedense
Por Redação 25/07/2024 - 09:54

ACESSIBILIDADE

Arquivo pessoal
Adolescentes viviam em uma casa sem o mínimo de higiene e estrutura para acomodá-los
Adolescentes viviam em uma casa sem o mínimo de higiene e estrutura para acomodá-los

Nove jovens, incluindo quatro menores de idade, foram resgatados em Penedo, interior de Alagoas, na última quarta-feira, 24, após serem encontrados morando em uma casa em condições precárias. Os adolescentes relataram que saíram de seus estados de origem com a promessa de integrar a equipe sub-20 do Sport Club Penedense, mas foram enganados. O presidente do clube negou qualquer envolvimento com empresários.

A situação chegou ao conhecimento do Conselho Tutelar através de uma denúncia que descrevia o estado insalubre do local onde os jovens estavam vivendo. A casa, extremamente suja, não possuía geladeira, TV ou cadeiras, e os meninos dormiam em colchões no chão. “Um local totalmente desconfortável para eles”, afirmou a conselheira Giovania Fagundes.

Os conselheiros foram recebidos com hostilidade por uma pessoa que se apresentou como responsável pelos atletas e se recusou a entregar a documentação dos meninos. Diante da situação, a Polícia Militar foi acionada, e a denúncia foi formalizada junto à Polícia Civil.

Os jovens foram levados ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) e ouvidos pelo delegado regional Rômulo Andrade. Eles afirmaram que vieram do Pará e de São Paulo com a promessa de jogar futebol em Alagoas. “Entramos em contato com os pais dos jovens, todos confirmaram que autorizaram a viagem para que seus filhos jogassem futebol aqui. Então, cobramos providências dos responsáveis pelas acomodações, pois, caso contrário, eles não poderiam permanecer na cidade”, disse o delegado.

Um acordo foi estabelecido para que os meninos retornem às suas casas o mais breve possível. “Eles permanecem na casa porque, naquele momento, não havia como retirá-los. Eles moram em estados diferentes e o empresário se comprometeu a providenciar as passagens. Ficou acordado que, até no máximo terça-feira, eles deixarão a cidade de Penedo”, informou a conselheira Simone Vasconcelos.

O presidente do Sport Club Penedense, Aérton Reis, compareceu ao CISP para esclarecer a situação. “Nosso clube nunca fechou contrato com empresários para trazer jogadores à nossa cidade. É trágico que esses jovens tenham acreditado em empresários sem escrúpulos que visam apenas o dinheiro, sem se preocupar com as condições em que trazem os atletas”, lamentou o presidente.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato