fim de prazo

Alagoas registra mais de 5 mil candidaturas para as eleições municipais

Registros de candidaturas ainda serão analisados pelos juízes das zonas eleitorais
Por Redação 16/08/2024 - 08:40

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Portal do DivulgaCand
Portal do DivulgaCand

A Justiça Eleitoral contabilizou 451.988 registros de candidaturas para vereadores, prefeitos e vice-prefeitos em todo o Brasil, para as eleições municipais de outubro. O prazo para o registro presencial das candidaturas encerrou-se às 19h desta quinta-feira, 15, enquanto o registro virtual foi fechado às 8h do mesmo dia. 

As informações estão disponíveis na plataforma DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que centraliza os dados de registro de candidaturas. Os números foram atualizados às 19h18 e ainda podem sofrer alterações.

Até o momento, os tribunais regionais eleitorais (TREs) receberam 15.341 registros para prefeito, 15.415 para vice-prefeito e 421.232 para o cargo de vereador. Em Alagoas, foram registradas 5.776 candidaturas, divididas em 259 para prefeito, 259 para vice-prefeito e 5.258 para vereador. Na capital, Maceió, seis candidatos disputam a prefeitura e 312 concorrem ao cargo de vereador.

Os registros de candidaturas serão analisados pelos juízes das zonas eleitorais das cidades onde os candidatos pretendem concorrer. Entre os critérios de inelegibilidade está o julgamento de contas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Uma lista com 9,7 mil nomes nesta situação foi entregue ao TSE hoje.

Caso o juiz identifique a falta de documentos, o candidato terá até três dias para regularizar a pendência. O juiz decidirá se defere ou indefere a candidatura. Em caso de negativa, o candidato poderá recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Durante o período de análise, candidaturas poderão ser contestadas por adversários, partidos políticos e pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que podem denunciar irregularidades no cumprimento dos requisitos legais.

O primeiro turno das eleições está marcado para 6 de outubro. O segundo turno, se necessário, ocorrerá em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum candidato à prefeitura tenha alcançado mais da metade dos votos válidos no primeiro turno.

Confira sobre seu candidato no site do DivulgaCand.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato