balanço

Alagoas registra seis candidaturas LGBT+ para as eleições municipais

No Brasil, PT e PSOL compõem o grupo com maior número de representantes LGBTs
Por Redação 06/08/2024 - 08:31

ACESSIBILIDADE

© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Bandeira da luta Lgbtqia+
Bandeira da luta Lgbtqia+

Atualmente, Alagoas tem seis candidatos LGBT+ que disputarão cargos de vereador nas próximas eleições municipais. Em Maceió, os candidatos são Christiane Méro (PP), Alycia Oliveira (PT) e Larissa Monte (PDT). Já no interior do estado, Alisson Melo (PT) em Viçosa, Antides Bazilio (PT) em Palmeira dos Índios, e José da Silva (PT) em Piranhas são os nomes que também almejam uma cadeira nas câmaras municipais. Os dados são do portal Vote LGBT+.

O levantamento ainda revela que o Partido dos Trabalhadores (PT) lidera em número de candidaturas LGBT+ em todo o Brasil, com 155 nomes, seguido pelo PSOL (129), PSB (41), PDT (40) e REDE (25). No total, são 541 candidatos LGBT+ no país. Destes, 322 são pessoas pretas, 269 são mulheres, 161 são pessoas trans, e apenas 9 são indígenas. 

São Paulo é a cidade com o maior número de candidatos LGBT+, totalizando 22, seguida por Porto Alegre (16), Belém (5) e Campo Grande (4). Outros partidos também apresentam candidatos LGBT+, incluindo PCdoB (19), MDB (16), PSDB (14), PSD (13), PV (11), Solidariedade (11), União Brasil (10), e PP (8), entre outros.

Além dos números sobre candidaturas, uma pesquisa da Oldiversity, da Croma Consultoria, indica que o público LGBT+ e as pessoas pretas são os mais otimistas em relação ao combate ao preconceito durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o levantamento, 62% do público LGBT+ e 59% dos pretos acreditam que haverá avanços nessa área. No entanto, 69% das pessoas pretas relataram já ter sofrido algum tipo de discriminação racial.

Além dos números sobre candidaturas, a pesquisa indica que o público LGBT+ e as pessoas pretas são os mais otimistas em relação ao combate ao preconceito durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o levantamento, 62% do público LGBT+ e 59% dos pretos acreditam que haverá avanços nessa área. No entanto, 69% das pessoas pretas relataram já ter sofrido algum tipo de discriminação racial.



Encontrou algum erro? Entre em contato