Acordo

Correios encerram greve e retomam atividades em Alagoas

Paralisação foi encerrada após a categoria aceitar as propostas da empresa
Por Redação 20/08/2024 - 11:07

ACESSIBILIDADE

Fernando Frazão/Agência Brasil
Serviços deverão retornar a normalidade a partir desta terça-feira
Serviços deverão retornar a normalidade a partir desta terça-feira

A greve dos servidores dos Correios em Alagoas chegou ao fim, e os trabalhadores devem retomar as atividades nesta terça-feira, 20. A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (Sintec) de Alagoas, Alisson Guerreiro, em entrevista ao Rede Antena7. 

A paralisação, que teve início no último dia 8, foi encerrada após a categoria aceitar as propostas apresentadas pela empresa, incluindo a realização de um novo concurso público ainda este ano. A greve, que se estendeu por todo o país, foi motivada por demandas como reajuste salarial, redução dos custos dos planos de saúde, ajuste nas funções e a realização de novas contratações. 

Segundo Alisson Guerreiro, a empresa ofereceu um reajuste de R$ 260 para servidores com salários de até R$ 6.300, enquanto para aqueles com vencimentos superiores, o aumento foi de 4,11%. Além disso, um dos pontos críticos das negociações foi a coparticipação nos planos de saúde. Conforme acordado, a empresa reduzirá a cobrança de 30% para 15% sobre os serviços e despesas médicas, além do valor da mensalidade. A proposta para a redução da mensalidade deverá ser apresentada pela empresa em até 90 dias.

Sobre o novo concurso público, uma das principais reivindicações dos grevistas, a empresa se comprometeu a realizar as provas ainda em 2024, com as contratações previstas para acontecer até o início de 2025.

"Esperamos que a empresa cumpra essas promessas para que possamos melhorar o efetivo dos Correios e oferecer um serviço de melhor qualidade à população", afirmou Alisson Guerreiro. Os serviços da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos devem voltar à normalidade a partir desta terça-feira.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato