Alerta!

Criminosos se passam por Correios em novo golpe da 'taxa das blusinhas

Vítimas recebem falso SMS de cobrança de impostos para liberar mercadoria
Por Redação com O Tempo 02/08/2024 - 10:10

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
Golpistas imitam o site dos Correios para cobrar taxa em e-commerce
Golpistas imitam o site dos Correios para cobrar taxa em e-commerce

A taxa das blusinhas começou a valer oficialmente nesta quinta-feira, 1º de agosto, e os golpistas não perderam tempo. Dias antes, eles já passaram a se aproveitar da taxinha para tentar enganar consumidores. Em um novo golpe, eles se passam pelos Correios para cobrar uma suposta taxa de importação das vítimas, e o próprio governo precisou se pronunciar sobre o crime.

No golpe, as vítimas recebem um SMS que diz algo como “Correios: seu pacote foi taxado e aguarda sua retirada. Para saber mais, acesse”, acompanhado por um link. Os links costumam fazer referência aos Correios, porém não são oficiais, como “taxascorreiobrasil.site” e “pedidocorreios.online”, e outros que sequer incluem o nome da estatal, como “rastreiosja.com” e “liberaentrega.oeneline”.

Quem abre o link é direcionado a uma página que imita os Correios e informa que é necessário pagar uma taxa para liberar a encomenda. Mas esse pagamento é um golpe. Dados os vários relatos de vítimas nas redes sociais, os Correios e o Ministério das Comunicações divulgaram uma nota de alerta: “se você costuma fazer compras online e recebe mensagens sobre taxas de alfândega, fique alerta! Essas mensagens são fraudulentas, enviadas de sites não oficiais. Não clique em links suspeitos! Eles direcionam para páginas falsas onde pedem pagamentos via Pix. Proteja-se: utilize o aplicativo oficial dos Correios para verificar status de encomendas e taxas. Assim, você evita ser vítima desses golpes e protege seu dinheiro”.

O aplicativo dos Correios, recomendado para que o consumidor não caia em golpes, está disponível para download para Android e para iOS. O link oficial dos Correios é https://www.correios.com.br/. Jamais clique em links supostamente enviados pelos Correios por SMS ou WhatsApp.

A “taxa das blusinhas” impõe uma cobrança de 20% de imposto de importação sobre compras de até US$ 50, além do imposto estadual ICMS. O percentual vale para as empresas que aderiram ao programa do governo federal Remessa Conforme, caso das principais lojas internacionais online, como Shein e Shopee. Para aquelas que não estão no programa, o tributo é de 60% mais o ICMS.

No caso das compras nas empresas da Remessa Conforme, a taxa é incluída no preço pago pelo consumidor no site. Já nas compras fora do programa, o pagamento é realizado no site dos Correios ou das empresas de courier — as responsáveis pela coleta e entrega das mercadorias importadas.

Nem os Correios nem a Receita Federal entram em contato com os consumidores por SMS ou WhatsApp para cobrar valores. Para prevenir os golpes, a Receita lista os endereços oficiais para rastrear encomendas nos principais sites de compras online:
3Cliques;
AliExpress;
Amazon;
Importei USA;
Magazine Luiza;
Mercado Livre;
Puritan;
Shein;
Shopee;
Sinerlog;
Temu.


Encontrou algum erro? Entre em contato