INDECISÃO
Arthur Lira inicia setembro sem anunciar candidato na Câmara
Aliados dizem que Lira ainda deve declarar apoio a Elmar Nascimento (União Brasil-BA)O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), iniciou o mês de setembro sem revelar quem será seu candidato à sua sucessão na Casa. A expectativa era de que a definição ocorresse em agosto, mas após uma semana de intensas negociações, Lira não conseguiu chegar a um consenso para uma candidatura única que tivesse seu apoio. As informações são do Estadão.
Aliados de Lira indicam que ele pode ainda apoiar Elmar Nascimento (União Brasil-BA), que é visto como seu favorito desde o ano passado. No entanto, os outros dois principais candidatos, Antonio Brito (PSD-BA) e Marcos Pereira (Republicanos-SP), mantiveram suas candidaturas. Esse cenário aumenta a incerteza sobre o resultado da eleição.
Entre os deputados, há uma percepção de que Lira ainda não tem certeza sobre a viabilidade de Elmar Nascimento. Em declarações feitas no sábado, 31, durante um evento da XP em São Paulo, Lira comentou que os três candidatos são parte do grupo que o elegeu e reelegeu como presidente da Câmara. Ele destacou que a escolha envolve questões de viabilidade política e capacidade de aglutinação, e que a condução da sucessão é complexa devido ao envolvimento de amigos.
Desde maio, Lira havia prometido a aliados que indicaria seu sucessor em agosto. A promessa foi feita, por exemplo, durante a festa de casamento de uma filha do senador Ciro Nogueira (PP) em 25 de maio. Em julho, Lira reiterou que agosto seria um mês decisivo para a definição da sucessão.