disputa pela prefeitura
"Minha campanha segue firme e forte", diz Rony Camelinho em vídeo; assista
Candidatura de Camelinho foi indeferida pela Justiça Eleitoral; candidato diz que recorre da decisãoA candidatura de Rony Camelinho (Agir) à Prefeitura de Maceió foi indeferida pela juíza Nirvana Coêlho Bernardes de Mello, da 1ª Zona Eleitoral, devido a um atraso na entrega de sua prestação de contas referente à sua campanha para deputado federal em 2022. A decisão judicial aponta que Camelinho não cumpriu uma obrigação imposta a todos os candidatos, resultando na ausência de quitação eleitoral, condição indispensável para a candidatura.
No entanto, à imprensa, Camelinho confirmou que já entrou com recurso contra a decisão. "Sim, sim, já entramos com o recurso. Meu advogado está cuidando disso. Na última eleição, o jurídico entregou minha prestação de contas com atraso", explicou.
Apesar da decisão, Camelinho garantiu que sua campanha continua firme. Em vídeo, ele afirmou que sua candidatura está "ok" e que seu advogado já recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “Meu advogado já entrou com recurso perante o TRE e minha campanha segue firme e forte. Aqueles que acharam que eu iria desistir, jamais. Vamos à luta. Vamos à luta. Faça um R e um C”, disse ele, que acrescentou: “Com efeito, aquele que não cumpre suas obrigações eleitorais não está quite com a Justiça Eleitoral e não está apto à candidatura, por não reunir a plenitude dos direitos políticos”.
De acordo com as normas da Justiça Eleitoral, caso um eleitor vote em um candidato inapto, o voto será anulado. Embora existam possibilidades de recurso, candidatos nessa situação geralmente são declarados inelegíveis antes das eleições.