ECONOMIA

Quase metade dos bares e restaurantes de AL estão endividados, diz Abrasel

Maioria das dívidas são relacionadas a impostos estaduais, federais e empréstimos bancários
Por Redação 12/09/2024 - 08:42

ACESSIBILIDADE

Rovena Rosa / Agência Brasil
Dados são da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Dados são da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes/AL entre 19 e 26 de agosto e divulgada nesta quinta-feira, 12, revelou que 40% dos bares e restaurantes de Alagoas têm dívidas.

Segundo o levantamento, entre essas empresas, 61% devem impostos estaduais, 58% enfrentam débitos com o governo federal, e 39% estão em atraso com empréstimos bancários. Além disso, 36% das empresas têm pendências com taxas municipais, e 32% devem a fornecedores de equipamentos e serviços.

Outros 29% dos estabelecimentos enfrentam dívidas com fornecedores de insumos, como alimentos e bebidas. Além disso, 29% têm débitos com serviços públicos, como água, luz e gás, e 26% possuem encargos trabalhistas e previdenciários em atraso. Débitos com aluguel atingem 26% das empresas, e 10% delas estão em atraso com pagamentos de empregados.

A pesquisa também mostrou que, em julho, 49% das empresas registraram aumento no faturamento em comparação a junho. Para 24%, o faturamento se manteve estável, enquanto 26% viram uma queda. Entre as empresas que operaram em prejuízo, a redução nas vendas e no número de clientes foram os principais motivos apontados.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato