CRIME

Casos de furto por dispositivos eletrônicos aumentam quase 10 vezes em AL

De janeiro a agosto de 2024 foram 386 casos, frente aos 40 registrados no mesmo período de 2023
Por Adja Alvorável 14/09/2024 - 06:00

ACESSIBILIDADE

Tania Rego/Agência Brasil
Nesse tipo de furto, o criminoso usa meios eletrônicos para acessar dados, dinheiro ou outros bens
Nesse tipo de furto, o criminoso usa meios eletrônicos para acessar dados, dinheiro ou outros bens

O número de casos de furto qualificado cometido por meio de dispositivos eletrônicos registrados de janeiro a agosto de 2024 é 9,65 vezes maior que o registrado no mesmo período de 2023. Os dados foram solicitados pelo EXTRA à Polícia Civil.

Esse tipo de crime se refere a uma modalidade de furto praticada utilizando computadores, celulares ou qualquer dispositivo eletrônico. Nesse tipo de furto, o criminoso não precisa estar fisicamente presente para subtrair um bem ou valor, mas usa meios eletrônicos para acessar dados, dinheiro ou outros bens.

A expressão "qualificado" indica que o crime é mais grave, pois o uso de tecnologia muitas vezes aumenta o impacto e a dificuldade de detecção. Como resultado, as penas podem ser mais severas do que em casos de furto simples.

Alguns exemplos desse tipo de crime são o uso de softwares para acessar contas bancárias online, invasão de sistemas para furtar informações valiosas ou fraudes eletrônicas que resultam na transferência de valores indevidos.

Este último caso é o que ocorreu com vários usuários do CAIXA Tem, da Caixa Econômica Federal (CEF), o que pode explicar o grande número de casos registrados em agosto em Alagoas: 292. Só em um dia, a Polícia Civil registrou cerca de 70 boletins de ocorrência de pessoas alegando que foram vítimas de saques indevidos das contas do CAIXA Tem.

O CAIXA Tem é um aplicativo da Caixa Econômica Federal usado para acessar a poupança social digital por onde são feitos pagamentos como o Bolsa Família e o saque extraordinário do FGTS de até R$ 1 mil.

Todas as pessoas ouvidas relataram que receberam notificações no celular no começo da madrugada do dia 23 de agosto informando sobre transferências via PIX de valores do benefício do programa Bolsa Família para outras contas. O caso vai ser investigado pela Polícia Federal, por se tratar de uma instituição bancária federal.

Nesses casos de movimentação não reconhecida pelo cliente, a CEF informou que é possível realizar pedido de contestação em uma das agências do banco, portando CPF e documento de identificação.

Segundo o banco, as contestações são analisadas, de forma individualizada e considerando os detalhes de cada caso e, para os casos considerados procedentes, o valor é ressarcido ao cliente.

Dicas da Febraban para evitar fraudes por meio de dispositivos eletrônicos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta que as vítimas de golpes notifiquem imediatamente seu banco para que medidas adicionais de segurança sejam adotadas, como bloqueio do aplicativo e da senha de acesso. Também deve-se fazer um boletim de ocorrência.

A entidade dá algumas dicas para evitar golpes. Veja

1. Cuidado com as suas senhas: não compartilhe sua senha ou encaminhe senhas por aplicativos de mensagens, e-mails ou SMS
2. Cuidados com seu cartão: nunca entregue seu cartão a ninguém. Os bancos não pedem os cartões de volta, mesmo se houver a
possibilidade de fraude ou defeito.
3. Confira seu cartão após uma compra: ao terminar de realizar uma compra na maquininha, verifique o nome no cartão para ter certeza de que realmente é o seu. Sempre confira o valor.
4. Ative duplo fator de autenticação: sempre ative a função de segurança “duplo fator de autenticação” em suas contas na internet que
oferecem essa opção.
5. Atenção com ligações: se receber contato em nome do banco solicitando para ligar para sua Central de Atendimento, ligue a partir de outro aparelho, que o golpista “prenda” a sua linha telefônica e nunca informe suas senhas.
6. Nunca clique em links desconhecidos: sempre confira a origem das mensagens ao receber promoções e e-mails que se dizem do banco. Nunca clique em links de promoções muito vantajosas ou que peçam sincronização, atualização, manutenção de token, app ou cadastro. O banco nunca envia e-mails informando que sua conta foi invadida e pede para enviar os seus dados.
7. Cuidado em compras online: dê preferência a sites conhecidos e confira sempre se o endereço do site é o verdadeiro. Para garantir,
não clique em links, digite o endereço no navegador.
8. Cuidado nas operações bancárias: sempre confira o nome do recebedor ao pagar um boleto, realizar transferências ou Pix.
9. Não fotografe ou filme a tela do caixa eletrônico ao usá-lo. Se precisar de auxílio no caixa eletrônico, peça ajuda a um funcionário do banco.
10. Cuidado com o que compartilha nas redes sociais: um simples post pode dar muitas informações sobre você para golpistas.O que você compartilha pode ajudar bandidos a conhecer seu perfil e comportamento.

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