Roteiro da cachaça

Site destaca Alagoas como destino ideal para provar uma dose de cachaça

Estado conta com a Rota da Cachaça, que passa por engenhos e fábricas em cinco cidades
Por Redação com assessoria 15/09/2024 - 10:30

ACESSIBILIDADE

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Cachaça é feita a partir da fermentação e destilação do caldo de cana-de-açúcar
Cachaça é feita a partir da fermentação e destilação do caldo de cana-de-açúcar

A cachaça (também conhecida como pinga, marvada, água-que-passarinho-não-bebe, entre outros incontáveis apelidos) é um patrimônio da história e da cultura brasileira, com mais de 1.200 cachaçarias e cerca de 6 mil cachaças registradas atualmente no país. Segundo a Booking,com, quase metade (44%) dos viajantes brasileiros querem ter uma experiência gastronômica em suas viagens esse ano e Alagoas é um dos destinos ideais para provar a bebida.

A cachaça impulsiona o turismo da região, atraindo viajantes interessados em conhecer mais sobre a bebida e, claro, degustá-la. Há muitos alambiques artesanais no estado para visitar e provar uma boa cachaça (com rótulos premiados no Brasil e no exterior), que oferecem diversos tipos do produto, das mais tradicionais e puras, às envelhecidas por anos em barris de diferentes tipos de madeira, ou mesmo combinadas com mel, limão, cravo, canela e até com banana e açaí!

Para os viajantes, uma possibilidade é começar o roteiro pela capital Maceió e depois seguir para o interior alagoano para conhecer os alambiques. Existe, inclusive, uma Rota da Cachaça, que passa por engenhos, fábricas e outros estabelecimentos em cinco cidades alagoanas (Arapiraca, Campo Alegre, São Sebastião, Junqueiro e Teotônio Vilela), para promover o turismo gastronômico e que permite conhecer mais sobre a história e a produção da bebida.

Com diferentes versões sobre o início de sua história, a cachaça é feita a partir da fermentação e destilação do caldo de cana-de-açúcar e produzida e consumida desde o século XVI no Brasil, inicialmente por pessoas escravizadas. Já chegou a ser proibida pela corte portuguesa no século seguinte, preocupada com as vendas de produtos de Portugal em terras brasileiras, o que – após vários episódios - culminou em um protesto de produtores de cana-de açúcar e alambiqueiros chamado de Revolta da Cachaça.

Celebrada todos os anos em 13 de setembro, no Dia Nacional da Cachaça – em referência à data em que sua comercialização foi finalmente liberada no Brasil -, a bebida é muito apreciada e valorizada em terras brasileiras e estrangeiras, tanto em sua forma pura, quanto como ingrediente principal da caipirinha e de muitos outros drinques.

Produzida em todos os cantos do país, em destilarias industriais ou de forma artesanal, vale a pena provar diferentes versões da aguardente durante uma viagem e conhecer mais de suas particularidades em cada região.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato