meio ambiente
Lira, Lula e Pacheco se reúnem para definir estratégia contra queimadas
Ainda não foram anunciadas as medidasEm nova rodada de reuniões para tratar das queimadas no Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta terça-feira, 17, com o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. Também foram convidados para o encontro o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e o procurador-geral da República, Paulo Gonet. As informações são do site do UOL.
O governo federal tem buscado diálogo com os chefes dos Poderes Legislativo e Judiciário, além de outras lideranças, com o objetivo de afirmar que o combate às queimadas é uma política de Estado. O país enfrenta um período de estiagem severa, e incêndios estão destruindo áreas do Cerrado, Pantanal e Amazônia. Segundo a Polícia Federal, há suspeitas de que os incêndios sejam de origem criminosa e coordenada.
Na segunda-feira, 16, o presidente Lula passou boa parte do dia em reunião com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, discutindo possíveis medidas a serem tomadas. Até o momento, as medidas não foram anunciadas, mas a reunião com Lira e Pacheco indica a possibilidade de envio de um pacote de projetos ao Congresso Nacional.