CENÁRIO PARA 2026

Calheiros leva a melhor na briga com Lira pelo controle das prefeituras

Resultado das eleições são importantes para a disputa dos caciques ao Senado em 2026
Por Tamara Albuquerque 07/10/2024 - 15:15

ACESSIBILIDADE

AGÊNCIA SENADO E CÂMARA DOS DEPUTADOS
Renan Calheiros e Arthur Lira
Renan Calheiros e Arthur Lira

O senador Renan Calheiros (MDB) levou a melhor na briga pelo controle das prefeituras em Alagoas contra o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), seu inimigo figadal. Das 102 cidades do estado, o MDB de Renan ficou com 65, enquanto o PP de Lira conquistou 27. O levantamento é do portal O Bastidor.

O MDB ainda apoiou as candidaturas do PSB, que elegeu dois prefeitos. Já o PP apoiou as candidaturas do PL, que fez apenas um prefeito, o segundo mais bem votado do país, em Maceió. Um fato interessante é os os partidos ainda se uniram na disputa de outras 21 prefeituras, com o apoio de ambos os caciques. 

Renan Calheiros saiu vitorioso em cidades importantes como Arapiraca, Palmeira dos Índios, Porto Calvo e Delmiro Gouveia, todas com peso político e econômico no estado. Apesar de ter ficado atrás no número de prefeituras, Lira venceu em Maceió: seu aliado João Henrique Caldas (PL), o JHC, foi reeleito com 83,25% dos votos. O candidato apoiado por Renan, Rafael Brito (MDB), recebeu 12,74% dos votos. 

Arthur Lira manteve a cidade de Barra de São Miguel sob o comando do seu pai, Benedito de Lira, reeleito prefeito aos 82 anos e com 68,12% do total dos votos. Ele derrotou Floriano Melo (MDB), candidato apoiado pelo clã Calheiros no estado, que teve 2.135 votos (31,88%).

O deputado alagoano também elegeu ainda dois primos, Pauline Pereira e Peu Pereira, em Campo Alegre e Teotônio Vilela, respectivamente. A derrota mais marcante de Lira foi em Junqueiro, cidade natal de sua família. Leandro Silva (MDB), venceu Joãozinho Pereira, primo de Lira, ex-diretor da Codevasf em Alagoas. Silva recebeu 54,46% dos votos, reafirmando seu espaço político, enquanto que Joãozinho Pereira obteve 45,38% dos votos totais.

O resultado deste domingo é fundamental para o futuro de Renan e de Lira, que devem disputar o Senado em 2026. 


Encontrou algum erro? Entre em contato