De janeiro a 10 de outubro de 2024, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM-AL) registrou 418 ocorrências de incêndio em vegetação. Por causa da chegada do verão e intensificação da seca, é no final do ano que acontecem os maiores números de focos de incêndio em vegetação.
Do total de ocorrências registradas este ano, 254 foram em terrenos baldios, 50 no mato ou floresta, 50 em outros tipos de vegetação, dez em coqueirais, seis na caatinga, cinco em mangues e duas em canaviais.
Essa alta incidência nesses tipos de casos traz à tona a necessidade de cuidados que devem ser tomados pela população para mitigar maiores ao meio ambiente e à sociedade.
• Clique para se inscrever no canal do EXTRA no WhatsApp ou Telegram
Confira abaixo algumas dicas e orientações que podem ajudar a evitar a proliferação de incêndios que causam danos e prejuízos ao meio ambiente, preservando vidas e patrimônios.
- Evitar fazer fogueiras em local com mata ou entulhos; - Caso faça uma fogueira, sempre se lembre de se certificar que a apagou totalmente com a utilização de água ou terra antes de sair do local; - Fazer aceiros, que são faixas de terra que funcionam como barreiras naturais para impedir a propagação; - Manter fósforos e materiais inflamáveis fora do alcance de crianças; - Em caso de incêndios e emergências, ligue 193.
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.