LUTO
Morre Adilson Maguila, brasileiro multicampeão de boxe
O ex-atleta sofria de Encefalopatia Traumática Crônica (ETC)Adílson "Maguila" Rodrigues, ícone do boxe brasileiro, faleceu hoje aos 66 anos, em São Paulo. Ele lutava contra a encefalopatia traumática crônica (ETC), uma doença neurodegenerativa associada a golpes repetitivos na cabeça, comum entre pugilistas e também conhecida como "demência pugilística". A condição foi diagnosticada em 2013 e vinha afetando sua saúde nos últimos anos.
Maguila se destacou no boxe nos anos 1980 e 1990, tendo participado de 85 lutas, com 77 vitórias, 61 delas por nocaute. Sua carreira foi marcada por grandes combates, incluindo lutas contra lendas como Evander Holyfield e George Foreman. Mesmo após deixar os ringues, ele continuou sendo uma figura popular no Brasil, com participações na televisão e projetos pessoais até o agravamento de sua doença.
Uma das últimas aparições de Maguila foi em abril, quando a família compartilhou um vídeo dele praticando boxe ao ar livre. A prática o ajudava a manter a saúde mental perante a doença. “Mais um dia de treino com nosso peso-pesado”, escreveram na legenda das imagens.