SERTÃO
Dantas garante mais de 3 mil novas cisternas em Alagoas
Iniciativa é uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência SocialPara oferecer maior acesso à água de qualidade, o governador Paulo Dantas garantiu a construção de mais de 3 mil cisternas para os produtores familiares da região do semiárido alagoano. A iniciativa é uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri), foram assinados os contratos para a construção e implementação de mais de 1.554 cisternas de 16 mil litros nos municípios de Belo Monte, Piranhas, Campo Grande, Olho D’Água Grande e Palmeira dos Índios. Outro edital também foi liberado para serem construídas outras 1.875 cisternas de placas de 16 mil litros para consumo humano e 145 cisternas calçadão de 52 mil litros, que serão acompanhadas pelo serviço de acompanhamento familiar e fomento rural no valor de R$ 4.600,00, em 13 municípios do semiárido.
Nos últimos 12 anos, o Governo de Alagoas, por meio da Seagri, já entregou mais de 15 mil cisternas em todo o estado. Um número que demonstra o compromisso do poder público estadual com a população alagoana.
As cisternas transformam a vida de milhares de alagoanos e se antes elas tinham que caminhar quilômetros, muitas vezes à pé, em busca de água de baixa qualidade. Hoje, com a construção das cisternas elas podem ter acesso e consumir uma água potável para suprir as necessidades básicas.
Com capacidade de armazenar 16 mil litros de água da chuva, a cisterna doméstica é instalada ao lado da casa; já as cisternas de produção têm capacidade 52 mil litros e são usadas na produção agrícola ou na alimentação do animal.