MÊS DE OUTUBRO
Alagoas tem o quinto menor tempo médio do Brasil para abrir empresas
Média fica abaixo dos valores atingidos por várias unidades federativasAlagoas alcançou um tempo médio de 10 horas e 3 minutos para a abertura de empresas, neste mês de outubro, conforme dados fornecidos pela Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), sob a coordenação do Governo Federal. Esse desempenho fez com que o estado alagoano ocupasse a quinta posição entre os menores tempos do Brasil.
O tempo mencionado refere-se especificamente à abertura de empresas e é contabilizado apenas com os registros feitos pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal). Para os cálculos da Redesim, são levados em conta os períodos de consulta de viabilidade, validação cadastral no sistema e tramitação interna nas entidades registradoras. Portanto, considera-se o tempo desde o início do processo até a autenticação do documento e a emissão do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
Durante o mês de outubro, Alagoas obteve 5 horas e 53 minutos para responder às consultas prévias sobre localização e nome empresarial, 2 minutos para validação cadastral e 4 horas e 8 minutos para a atuação da Juceal, totalizando o tempo médio de 10 horas e 3 minutos.