ECONOMIA

Bares e restaurantes estão otimistas com vendas no final de ano em Alagoas

Pesquisa Abrasel mostra que 91% das empresas esperam bom movimento no período
Por Tamara Albuquerque 11/11/2024 - 15:59

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Divulgação
Empresas do segmento de alimentação fora do lar estão otimistas com as vendas no final do ano
Empresas do segmento de alimentação fora do lar estão otimistas com as vendas no final do ano

Pesquisa realizada no segmento de empresas de alimentação fora do lar, em Alagoas, mostra otimismo para o final de ano. Pelo menos 91% delas esperam aumentar as vendas no período de festas que encerra o calendário 2024. Em comparação com o mesmo período do ano passado, apenas 6% acreditam que as vendas vão se manter iguais e 3% estimam que vão cair. 

A pesquisa foi realizada pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) nos período de 21 a 28 de outubro em todo o estado de Alagoas. Os dados mostram que 49% dos empresários pretendem contratar mais funcionários para suportar o aumento na demanda, enquanto 48% vão manter o mesmo quadro de empregados e apenas 3% têm a intenção de demitir.

Segundo a Abrasel, 15% das empresas do setor registraram prejuízo em setembro, contra 42% que ficaram em
equilíbrio e 43% tiveram lucro. Além disso, 38% não conseguiram reajustar os preços do cardápio nos últimos 12 meses para não perder clientela.

O presidente da Abrasel, Marcus Batalha, avalia que o setor teve uma leve melhora com redução na quantidade de empresas que estão no prejuízo e endividadas. "Ainda temos um longo caminho pela frente, mas isso já nos mostra um bom sinal. Pensamos que esse resultado também já é reflexo da chegada das festas de final de ano, mostrando que 91% das empresas esperam aumentar suas vendas no período em questão e praticamente metade pretende fazer contratações, o que é muito positivo para o setor", comenta.

A pesquisa também revela que 35% das empresas têm dívidas em atraso. Destas, 67% devem impostos federais, 47% devem impostos estaduais, 40% devem encargos trabalhistas e previdenciários, 37% têm empréstimos bancários em atraso, 27% estão em atraso com taxas municipais, 23% devem a fornecedores de insumos como alimentos e bebidas, 20% devem a fornecedores de equipamentos e serviços, 20% têm débitos de aluguel, 17% têm débitos com serviços públicos como água, luz, gás e telefone e 10% estão em atraso com pagamentos de
empregados.


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