vlt na capital

Delegação de Maceió pesquisa no Japão ferrovias com alerta de tremores

Estudo investiga soluções de monitoramento em área atingida pela mineração da Braskem
Por Redação 13/11/2024 - 09:08

ACESSIBILIDADE

Divulgação
VLT de Maceió
VLT de Maceió

A Secretaria Municipal de Governo e de Subprefeituras (Segov) de Maceió autorizou o envio de três servidores a Tóquio, capital do Japão, para uma missão técnica de coleta de informações sobre monitoramento, eficiência e segurança em transporte urbano e ferroviário. Estudo é para reestruturação do VLT em Maceió em áreas prejudicadas pela mineração da Braskem.  

Segundo publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira, 13, Abelardo Pedro Nobre Júnior (coordenador geral), Hugo Carvalho de Almeida (meteorologista) e Guilherme Henrique da Silva Santos (engenheiro civil) terão visitas agendadas ao Ministério de Infraestrutura do Japão, ao Railway Technical Research Institute (RTRI) e à operadora JR East, que utiliza sistemas de alerta sísmico em ferrovias.

A viagem, que tem como objetivo avaliar a possibilidade do retorno da linha férrea na região do Mutange e a implantação de ônibus urbanos na Avenida Major Cícero, ocorre em meio a um contexto peculiar: o problema em Maceió é de subsidência do solo, ou seja, afundamento da terra, causado pela extração de sal-gema pela Braskem na região do Pinheiro e áreas adjacentes.

O funcionamento da linha férrea na área foi suspenso por conta desse afundamento, que difere dos tremores de terra que os sistemas de segurança ferroviária japoneses foram projetados para enfrentar. Cada servidor recebeu diárias no valor total de R$ 16.289,28, correspondente ao período de deslocamento entre 22 e 29 de novembro de 2024.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato