saúde

Dengue registra aumento de 346% em Maceió em 2024, informa boletim

Já os casos de chikungunya caíram 58%, segundo dados do InfoDengue
Por Redação 15/12/2024 - 08:03

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Mosquito da dengue
Mosquito da dengue

Maceió enfrenta um preocupante aumento nos casos de dengue em 2024. De acordo com dados do InfoDengue, plataforma do Governo Federal, até neste domingo, 15, foram registrados 9.324 casos da doença, o que representa um aumento de 346% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 2.090 casos haviam sido notificados.

A dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, pode causar febre alta, dores intensas no corpo, além de manifestações mais graves, como hemorragias, nos casos de dengue grave. As autoridades de saúde alertam para a necessidade de medidas preventivas, como a eliminação de focos de água parada.

Por outro lado, os casos de chikungunya, também transmitida pelo Aedes aegypti, tiveram uma queda na capital. Segundo o InfoDengue, até a data de hoje foram registrados 317 casos, uma redução de 58% em comparação aos 757 casos notificados no mesmo período de 2023. A chikungunya é conhecida por provocar febre e intensas dores articulares, que podem persistir por meses ou até anos em casos mais graves.

Os dados destacam a importância de campanhas contínuas de conscientização e ações integradas de combate ao vetor, especialmente em períodos chuvosos, que favorecem a reprodução do mosquito.

Alerta

“Algumas medidas de prevenção simples podem ser tomadas no dia a dia. Limpar calhas e ralos é uma atitude eficaz para evitar o acúmulo de água. Além disso, caixas d’água e reservatórios devem estar sempre tampados para impedir que o mosquito se reproduza. É importante descartar corretamente objetos que possam acumular água, como garrafas e pneus velhos. Outro cuidado necessário é trocar regularmente a água de vasos e plantas aquáticas”, relatou Charles Nunes da Gerência de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância do trabalho integrado de todos contra as arboviroses, inspecionando suas casas e eliminando possíveis criadouros, como recipientes que acumulam água parada. Denúncias sobre imóveis abandonados ou localidades com possíveis focos do mosquito podem ser feitas pelo Disk Dengue, através dos números (82) 98232-8101 ou (82) 3312-5495.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato