Justiça online
Acessos aos sites dos MPs crescem em Alagoas e outros estados, diz balanço
Enquanto tribunais perdem público, o MPAL registra aumento de acessosOs sites dos Tribunais Regionais, Tribunais Estaduais e Ministérios Públicos (MPs) do Brasil apresentaram uma queda no número de acessos de janeiro a novembro de 2024, conforme dados da Similarweb. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que segue sendo a corte mais acessada do país com 27 milhões de acessos mensais, também enfrentou uma queda de 12,38%, caindo de 67º para 79º entre os 100 sites mais visitados do Brasil. Apesar de continuar no topo, o TJ-SP registrou a maior perda entre as grandes cortes estaduais.
Além do TJ-SP, outros tribunais e MPs estaduais também apresentaram queda de audiência. Contudo, o Ministério Público de Alagoas se destacou com um aumento considerável de 144,5% no número de acessos. O crescimento foi observado também nos MPs de outros estados, como o Distrito Federal (76,16%), Mato Grosso (95,90%), Amazonas (126,34%), Acre (139,01%) e Roraima (116,27%). Mesmo com esse aumento significativo, esses MPs ainda figuram nas últimas posições do ranking de acessos.
-
JUSTIÇA
MPAL pede prisão preventiva de denunciado por envenenar esposa e filho
-
Arapiraca
MPAL requisita inquérito policial para apurar troca de bebês em maternidade
-
PONTA VERDE
MPAL quer explicações do DMTT sobre nova faixa verde na orla de Maceió
-
Operação Circuito Fechado
MPAL cumpre mandados contra suspeitos de fraudes fiscais e societárias
De acordo com Thianna Aragão, analista da Similarweb, o crescimento no número de acessos aos sites dos MPs pode ser atribuído à digitalização dos serviços e ao maior interesse da população pelas questões locais. "Essas instituições têm desempenhado um papel central na sociedade, principalmente em momentos de crise ou em resposta a demandas específicas da população. Os dados indicam que os cidadãos estão cada vez mais recorrendo aos canais digitais para monitorar e participar de questões de interesse público", explica.
Pesquisas no Google Trends reforçam essa tendência, indicando que termos relacionados aos MPs, como "concurso", "estágio", "SUS", "residência" e "consulta", tiveram um aumento repentino de buscas nos últimos 12 meses. A plataforma do Google considera "aumento repentino" quando o volume de pesquisas de um termo cresce mais de 5.000%. Esses dados sugerem um crescente engajamento digital com os MPs, refletindo uma mudança nas formas de interação do público com as instituições.
Ministérios Públicos
A página do Ministério Público Federal é a mais acessada, com 13,2 milhões de visitas de janeiro a novembro de 2024 e média de 1,2 milhão de acessos mensais. O MPF tem 537.131 visitantes únicos mensais. As pessoas passam, em média, 10:41 no site. No ano, porém, os acessos caíram 38,63%. Quando comparado aos MPs estaduais, o MPF segue em vantagem. Depois dele vem o Ministério Público de São Paulo — que caiu 13,13% no comparativo de janeiro a novembro de 2024 —, seguido pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. O MP-SP tem uma audiência de 705.203 visitantes mensais e o MP-RJ, de 546.435.