ALERTA

Todas as regiões de Alagoas estão em situação de seca, aponta relatório

Monitor de Secas mostra que situação está grave em 32% do território do estado
Por Adja Alvorável 11/01/2025 - 06:00

ACESSIBILIDADE

Reprodução
Monitor de Secas mostra situação em Alagoas
Monitor de Secas mostra situação em Alagoas

Todas as regiões de Alagoas estão em situação de seca. É o que aponta o mais recente Monitor de Secas, divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Públicos (Semarh), que mostra a situação do estado em novembro de 2024.

Segundo o relatório, a seca fraca atinge 18% de Alagoas, enquanto a seca moderada afeta quase metade do estado (49%). Outros 32% do território é castigado pela seca grave.

A pouca chuva, as altas temperaturas e a baixa umidade registradas naquele mês favoreceram o cenário de seca. Mesmo a chuva que caiu em regiões do Sertão não foi suficiente para superar o grande número de dias sem precipitação.

Conforme o relatório, 79% dos municípios das regiões do Agreste, Zona da Mata, Sertão e Sertão do São Francisco informaram que os mananciais estão baixo ou muito baixo e alguns usos de água estão sendo afetados. Outros 21% responderam que os mananciais estão baixos, mas não apresentam problemas ao uso da água.

Em relação aos reservatórios de água, quatro dos sete principais monitorados pela Semarh aumentaram de volume entre outubro e novembro e dois se mantiveram estáveis. Um dos reservatórios é mantido intencionalmente com volume reduzido para garantir espaço necessário para controle de enchentes.

Na região Nordeste como um todo, a seca moderada avançou na maioria dos estados. Além de Alagoas, houve aumento da área com seca grave no Maranhão, em Sergipe e em partes da Bahia. Por outro lado, houve atenuação da seca em partes da Bahia, do Piauí, de Pernambuco e do Maranhão, por causa de chuvas acima da média.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato