agreste
Arapiraca tem uma das avenidas mais arborizadas do Nordeste
Avenida Deputada Ceci Cunha tem mais de duzentas árvores e plantasConhecida em Arapiraca como Avenida do Futuro, a Avenida Deputada Ceci Cunha está cada dia mais arborizada. O mais recente levantamento feito pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, este ano, revela que os 2 km de extensão da via conta com 215 árvores e plantas das mais variadas espécies.
Historicamente povoada por grandes casarões, pertencentes aos barões do fumo da década de 80, a avenida voltou a ganhar protagonismo também no ramo imobiliário da cidade.
Elo entre a conhecida Folhinha, marco da comunidade Rotary e a Praça Lions, a Avenida Deputada Ceci Cunha faz girar a dinâmica economia e o desenvolvimento da cidade e região.
Nos últimos anos, a via recebeu novos investimentos da prefeitura, com a reforma da praça central, requalificação asfáltica, redesenho da rota de veículos, novo paisagismo, um Corredor Gastronômico e a ampliação da Área Verde, o que deixou o espaço mais bonito, agradável e atraente.
Qualidade de vida
Além de tornarem a cidade mais bonita, as árvores retiram água do solo e transpiram pelas folhas, contribuindo para melhorar a umidade e a qualidade do ar e a vida das pessoas.
A presença de árvores nas vias urbanas também contribui para as espécies animais, pois abrigam os pássaros, responsáveis por espalhar sementes e controlar a população de insetos.
Segundo o engenheiro florestal Antônio Fernandes, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, na Avenida Ceci Cunha existem 65 Ipês-roxo, 7 Arapiracas, 4 Acácias Amarelas, 4 Palmeiras, 2 Flamboyants, 3 Jacarandás, 3 Castanholas, entre outras espécies de árvores e plantas.
Ele também revelou que a Prefeitura de Arapiraca mantém desde o ano de 2022 o Viveiro Municipal Fiscal José Raimundo, localizado no Centro Administrativo.
O espaço já conseguiu produzir cerca de 50 mil mudas de espécies nativas e exóticas para doações e plantio em residências, praças, avenidas e prédios públicos, contribuindo para a biodiversidade de espécies e de programas de educação ambiental nas escolas públicas e particulares do município.