CUIDADO
Sesau alerta sobre a prevenção contra acidentes com animais peçonhentos
Recomendação é manter ambientes limpos e evitar o contato com locais que possam servir de abrigo![Entre os acidentes com animais peçonhentos em 2024, as ocorrências envolvendo escorpiões foram as mais frequentes Entre os acidentes com animais peçonhentos em 2024, as ocorrências envolvendo escorpiões foram as mais frequentes](https://img.dhost.cloud/uODz9s61dyuWmxW2qerzwROJnT4=/700x429/smart/https://ojornalextra.us-east-1.linodeobjects.com/uploads/imagens/2025/02/sesau-alerta-populacao-sobre-a-prevencao-contra-acidentes-com-animais-peconhentos-1.jpeg)
A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) faz um alerta para que a população adote medidas de prevenção que possam evitar acidentes com animais peçonhentos. A orientação ocorre diante do registro de casos suspeitos envolvendo a aranha-marrom, espécie cujo aparecimento não é comum no estado. Manter ambientes limpos e evitar o contato direto com locais que possam servir de abrigo para esses animais são algumas das principais recomendações.
Entre agosto de 2024 e janeiro de 2025, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Sesau notificou cinco casos de pacientes que foram hospitalizados com suspeita de terem sido atacados pela aranha-marrom. Dois pacientes precisaram de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido a complicações graves, e, desses, dois morrera no último mês de janeiro.
Os casos foram registrados em Maceió e também envolveram um paciente de Pernambuco, atendido em Alagoas. Os principais sintomas apresentados foram dor, edema, equimose e necrose na área afetada. Entre os acidentes com animais peçonhentos registrados em Alagoas em 2024, as ocorrências envolvendo escorpiões foram as mais frequentes, totalizando 13.039 casos.
Em seguida, houve 1.327 registros de picadas de abelhas, 457 de serpentes, 210 de aranhas, 125 de lagartas e 746 de outros animais venenosos. Diante desses números, a Sesau reforça a importância da prevenção e do atendimento médico imediato em casos de acidentes.