Alto Sertão
Hospital em Delmiro ganha serviço para emissão da certidão de nascimento
Crianças nascidas na unidade passam a ter acesso ao primeiro documento civil![Crianças são registradas ainda no hospital Crianças são registradas ainda no hospital](https://img.dhost.cloud/EeIVbPKpSxOH_Py2ZHYZI087NQw=/700x429/smart/https://ojornalextra.us-east-1.linodeobjects.com/uploads/imagens/2025/02/hospital-regional-do-alto-sertao-passa-a-emitir-certidao-de-nascimento-e-cpf-para-recem-nascidos-1.jpeg)
O Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia, conta agora com uma unidade interligada ao Cartório de Registro Civil. O serviço, implantado na quarta-feira (4), facilita a emissão da Certidão de Nascimento e o Cadastro de Pessoa Física (CPF) das crianças que nascem na unidade. O serviço funciona diariamente no hospital, das 8h às 17h.
Para a emissão da Certidão de Nascimento, no caso dos pais que são casados civilmente, basta a presença do pai ou da mãe, que deve apresentar o documento de Identidade, comprovante de residência, a Certidão de Casamento e a Declaração de Nascido Vivo (DNV). Já os pais que não são casados devem apresentar os documentos de Identidade dos dois, comprovante de residência e a DNV.
No caso de mãe solteira que não mantenha vínculo conjugal com o pai da criança, é necessário apresentar Termo de Anuência para Reconhecimento de Filho, assinado e com firma reconhecida pelo pai, que pode ser solicitado no hospital ou pelos meios de atendimento virtuais. Caso não seja possível apresentar o documento, o nome do pai não será incluído na certidão.
O diretor geral do HRAS, Carlos Augusto dos Anjos, ressalta que a implantação do serviço de emissão de Certidão de Nascimento garante que todos os recém-nascidos saiam do hospital já registrados e de posse do primeiro documento oficial do cidadão.