alerta
Saiba o que fazer ao encontrar morcegos mortos ou debilitados
Cinco ocorrências foram registradas em janeiro de 2025![Morcegos podem apresentar o vírus da raiva, transmitindo a doença a outros animais Morcegos podem apresentar o vírus da raiva, transmitindo a doença a outros animais](https://img.dhost.cloud/o3vHcfaKzesPPBWUlwI1Kd-5ALk=/700x429/smart/https://ojornalextra.us-east-1.linodeobjects.com/uploads/imagens/2025/02/morcego-voando-sydney-australia-1623084324720-v2-1920x1279-1.jpg)
Maceioenses devem ficar atentos e tomar bastante cuidado ao encontrar morcegos mortos, caídos ou agonizantes, pois podem estar contaminados pelo vírus da raiva que afeta principalmente animais como cães, gatos, suínos, equinos e, até mesmo, o ser humano.
Segundo o biólogo e responsável técnico pelo Laboratório de Entomologia da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria de Saúde de Maceió, o mês de janeiro de 2025 registrou cinco ocorrências relacionadas a morcegos, o que equivale ao mesmo número de denúncias recebidas durante todo o ano de 2024.
“As ocorrências registradas no mês de janeiro de 2025 foram preocupantes, porque recebemos cinco denúncias, sendo que este mesmo número foi registrado durante o ano todo de 2024. Por isso, é importante que a população fique atenta às orientações e saiba como agir ao encontrar um morcego no chão, seja ele morto ou vivo com sinais de debilidade”, afirma o biólogo da UVZ Carlos Fernando Rocha.
O que fazer?
É importante que a população fique atenta quanto aos hábitos fora do normal do morcego, ao vê-lo voando, alimentando-se durante o dia ou caído no chão. É preciso acionar com urgência a UVZ, para que uma equipe seja encaminhada até o local e faça a remoção do animal.
“Em alguns casos que registramos, o animal de estimação estava brincando com o próprio morcego na boca, e isso pode apresentar um sério perigo a um cão ou a um gato. Diante disso, os tutores mandaram mensagem para o whatsapp de denúncias e nós fomos buscar esse morcego. E se o animal estiver com aspecto doente ou morto, a população deve colocar um recipiente por cima do morcego para evitar qualquer tipo de contato e acionar a UVZ para que seja feita a remoção”, explica o biólogo.
O profissional ainda alerta aos tutores que informem pelo WhatsApp da UVZ, quando cães e gatos interagirem com os morcegos. “Se o tutor relatar que faz mais de um ano que os seus animais foram vacinados contra a raiva, a equipe que irá recolher o morcego, também vai vacinar os pets contra a antirrábica”, informa.
Disque Denúncia
Para acionar a Unidade de Vigilância de Zoonoses com a finalidade de buscar informações e realizar denúncias para a captura de morcegos, os maceioenses devem entrar em contato pelo WhatsApp (82) 98882-8240 ou pelo número do telefone fixo (82) 3312-5485. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 16h. Sábado e no domingo, das 8h às 14h (exceto feriados).