SAÚDE

AL registra tendência de crescimento de SRAG por covid-19, mostra boletim

Síndrome Respiratória Aguda Grave ocorre quando há agravamento de sintomas gripais
Por Bruno Fernandes 10/02/2025 - 09:54
A- A+
Agência Brasil
Acompanhamento da SRAG em Alagoas aponta tendência de alta
Acompanhamento da SRAG em Alagoas aponta tendência de alta

Alagoas está entre os nove estados brasileiros que apresentam tendência de crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pela covid-19 no longo prazo, segundo o Boletim Infogripe, divulgado na quinta-feira, 6, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O estado integra a lista ao lado de Amazonas, Amapá, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Tocantins. A SRAG ocorre quando há agravamento de sintomas gripais, com comprometimento pulmonar, muitas vezes exigindo hospitalização.

Entre 1º de janeiro e 1º de fevereiro, foram registrados 1.222 casos de SRAG associados à covid-19 no país. Dentre os diagnósticos confirmados para vírus respiratórios, mais de 51% foram causados pelo coronavírus.

O rinovírus aparece em segundo lugar, responsável por 19,6% dos casos, sendo o principal agente em crianças e adolescentes de até 14 anos. Já a covid-19 predomina entre idosos.

No mesmo período, foram contabilizadas 710 mortes por SRAG no Brasil, das quais 292 foram causadas pela covid-19. Esses óbitos representam quase 80% das mortes com resultado positivo para algum vírus respiratório.

A incidência de casos associados ao coronavírus é maior em crianças e idosos, mas a mortalidade é mais elevada entre pacientes com mais de 65 anos.

Apesar do cenário preocupante em alguns estados, o boletim aponta que, em nível nacional, as tendências de curto e longo prazo para casos de SRAG, independentemente da causa, estão em queda. A melhora foi observada principalmente na última semana de janeiro, embora cinco estados da Região Norte ainda mantenham tendência de aumento: Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato