Meio Ambiente
Alagoas chega a 33 municípios em situação de emergência pela estiagem
Ouro Branco conseguiu o reconhecimento do desastre, que castiga o campo e a zona urbana![Município de Ouro Branco, no Sertão alagoano Município de Ouro Branco, no Sertão alagoano](https://img.dhost.cloud/yCVC1R9KTYc3o9ijTzCug3dofPg=/700x429/smart/https://ojornalextra.us-east-1.linodeobjects.com/uploads/imagens/2021/02/Vistadeourobranco.jpg)
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência na cidade alagoana de Ouro Branco, que enfrenta um período de estiagem. A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Alagoas passa a contar, agora, com 33 reconhecimentos vigentes, dos quais 32 por estiagem e um por seca. Com o reconhecimento, a prefeitura já pode solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros. A seca se espalha em Ouro Branco na zona urbana e zona rural, castigando o plantio, os animais e a população.
Os últimos municípios de Alagoas que receberam reconhecimento de situação de emergência em função da estiagem foram Coité do Nóia e Senador Rui Palmeira, ambos pela intensificação da estiagem.
Atualmente 32 municípios são beneficiados pela Operação Carro-Pipa em Alagoas. Executada pelo Exército, a iniciativa de distribuição de água potável chega até 132 mil pessoas nos semiárido e sertão.