Empreendedorismo
Diretores do Sebrae apresentam termo de cooperação técnica com a AMA
Encontro na sede da entidade municipalista reforça a importância de incentivar o turismo regional
O superintendente do Sebrae Alagoas, Domício Silva, e o diretor- técnico da instituição, Keylle Lima, se reuniram com o presidente recém-empossado da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, para discutir o fortalecimento dos pequenos negócios pelas gestões municipais.
O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (18) e foi acompanhado pela assessora da diretoria do Sebrae, Renata Fonseca, pela gerente da Unidade de Ambiente de Negócios (UAN), Iria Rocha, e pela analista Camila Nascimento. A reunião estratégica discutiu o fortalecimento da parceria entre as instituições e formas de ampliar a atuação conjunta nos municípios para contribuir com o crescimento econômico do estado.
Para o superintendente Domício Silva, a parceria garantirá maior integração entre municípios e fortalecimento das políticas públicas de desenvolvimento. “Estamos aqui para reforçar a parceria com a AMA, queremos estar mais próximos dos municípios e de suas gestões, com quem podemos colaborar e contribuir”, afirmou. A assessora da diretoria, Renata Fonseca, reforçou a importância de expandir as Salas do Empreendedor para incentivar a formalização de pequenos negócios.
Convênio
O Sebrae apresentou uma proposta inovadora de formalizar um convênio com a AMA, visando auxiliar os municípios de forma mais direta. A iniciativa permitirá que as soluções sejam ofertadas conforme a necessidade específica de cada cidade, garantindo suporte para iniciativas empreendedoras, desenvolvimento de produtos turísticos e fortalecimento da economia local.
A proposta foi inspirada em um modelo do Sebrae Pernambuco que mantém um convênio de sucesso com a Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE). A ideia é adaptar à realidade local, com um escopo regionalizado para atender de forma mais eficiente às necessidades dos municípios.
O projeto contempla 37 ações estratégicas, abordando temas como capacitação, inovação na gestão pública e fortalecimento do empreendedorismo local. “Podemos construir algo no tamanho que se encaixe na nossa realidade, selecionando as ações mais estratégicas para os municípios alagoanos. Esse modelo permite flexibilidade, possibilitando ajustes conforme as demandas locais”, destacou Keylle Lima, diretor técnico do Sebrae Alagoas.
Turismo
O presidente da AMA, Marcelo Beltrão, ressaltou a importância da parceria para fortalecer o turismo nos municípios, aumentando as rotas turísticas e promovendo o desenvolvimento econômico local. “Queremos potencializar os atrativos de cada região, promovendo capacitação e infraestrutura para que os destinos alagoanos tenham ainda mais destaque no cenário nacional”, afirmou o presidente.
Outro ponto abordado foi a importância da organização territorial e do mapeamento de potencialidades de cada região. Estudos já realizados identificaram diversas oportunidades para o turismo de experiência, incluindo trilhas, rotas históricas e atividades voltadas para o ecoturismo e turismo cultural. O objetivo é estruturar esses roteiros, envolvendo o setor público e privado na ampliação da oferta turística.
A reunião também discutiu questões relacionadas ao licenciamento ambiental, que impactam diretamente o desenvolvimento de novas iniciativas turísticas. Atualmente, apenas 11% dos municípios possuem autonomia para licenciar projetos, o que gera entraves burocráticos e limita investimentos no setor. O modelo de descentralização adotado pelo Espírito Santo foi citado como uma referência positiva a ser estudada para aplicação em Alagoas.
Também estiveram na reunião a equipe da AMA composta pela gerente de articulação, Larissa Ferro, e o assessor da presidência, Adaelson Correia.