Alerta epidemiológico

Covid-19: Alagoas aparece entre estados com maior taxa de mortalidade

Estado registra 801 casos em apenas uma semana epidemiológica com dois óbitos
Por Tamara Albuquerque 21/02/2025 - 07:29
A- A+
Agencia Brasil
Avanço dos casos tem levado municípios brasileiros a decretarem uso obrigatório de máscara
Avanço dos casos tem levado municípios brasileiros a decretarem uso obrigatório de máscara

A Covid-19 volta a preocupar gestores de municípios brasileiros, que estão contabilizando o avanço da doença em sua forma mais grave e de óbitos. Até o dia 8 de fevereiro, que corresponde à Semana Epidemiológica (SE) 6, foram notificados no país 94.701 casos de Covid-19 e 429 óbitos pela doença. 

Do total, 68.638 registros foram feitos nos municípios do interior (exceto capitais), que somam 271 mortes. Apesar da diminuição de 21,12% na média móvel de casos, houve aumento de 15,52% na média móvel de óbitos em comparação à semana anterior (SE 5). E o aumento de casos em municípios do interior preocupa os gestores, especialmente com a proximidade do carnaval. Os dados são do Informe Vigilância das Síndromes Gripais do Ministério da Saúde.

Segundo o dados, AL registrou 801 casos e dois óbitos pela doença na semana epidemiológica 6. O estado está na lista daqueles que apresentam as maiores taxas de mortalidade por Covid-19, assim como Acre, Amapá, paraíba e Mato Grosso do Sul.

No país, apenas nesse período (SE6) houve o diagnóstico de 8.865 casos de Covid-19, com uma incidência de 4,15% de casos por 100 mil habitantes. O especialista em doenças tropicais do hospital Anchieta e infectologista Manuel Palácios afirma que o percentual é um sinal de alerta para a população. “Isso indica uma possível aceleração do vírus em determinadas áreas”, diz.

Os casos reportados na SE 6 apontam que houve um sinal de alta em estados do Norte e Centro-Oeste, onde houve maior proporção de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19. Esses casos ocorreram especialmente entre idosos.

O Ceará foi o estado que registrou o maior número de pessoas com a doença em municípios do interior até agora, segundo o Painel de Covid-19 do MS. São 12.172 casos. Outros dados, do Boletim InfoGripe da Fiocruz do início de janeiro, mostram que o estado manteve aumento de casos da doença. Na semana 02/2025, Maranguape (CE) teve 581 casos confirmados.

Na avaliação de especialistas, a situação da doença no país requer atenção e cautela dos brasileiros, tendo em vista que há risco de novas variantes começarem a circular com maior taxa de transmissibilidade. Embora o número de casos de óbitos estejam em níveis mais baixos em comparação aos picos da pandemia, a situação não pode ser subestimada, alerta o infectologista.

Em municípios como Araguaína (TO), a prefeitura decidiu cancelar o carnaval, como medida preventiva, e destinar os recursos para reforçar a área da saúde. Por conta do avanço da doença no Tocantins, alguns municípios decretaram o retorno do uso obrigatório da máscara para alertar a população contra a doença. Segundo a Gazeta do Cerrado, os municípios são: São Sebastião, no Bico, Lajeado, Cristalândia e Babaçulândia.

Carnaval 'cancelado' e volta da máscaras

O aumento de casos de Covid vem sendo registadro em municípios do interior e preocupa gestores. Em Araguaína (TO), 231 novos casos foram confirmados no período de 13 a 19 de fevereiro – desses, 67 estão ativos e 45 casos são suspeitos. Em nota ao Brasil 61, a prefeitura do município informou que de 1° a 18 de fevereiro de 2025 foram registrados 360 casos de Covid-19 na cidade, já em fevereiro de 2024 foram registrados 419 casos.
 óbitos


Encontrou algum erro? Entre em contato