tecnologia
Twitter caiu? Rede registra instabilidade globalmente nesta segunda-feira
Empresa ainda não se pronunciou sobre causas da interrupção
Usuários do X (antigo Twitter) notificam desde as primeiras horas desta segunda-feira, 10, instabilidade na plataforma e lentidão na publicação de mensagens curtas. O X enfrenta uma grande interrupção global, impedindo o acesso pelos usuários. O problema começou a ser detectado por volta das 07h (horário de Brasília), com um aumento significativo de relatos e reclamações em outros sites e redes sociais.
Agora à tarde o bilionário Elon Musk anunciou que o X está sendo alvo de um "enorme ciberataque". Segundo o CEO da rede social, o X é atacado "todos os dias, mas isso foi feito com muitos recursos. Ou um grande grupo coordenado e/ou um país está envolvido", acrescentou.
Musk também informou que a equipe do X está rastreando as origens do ciberataque.
De acordo com o site de monitoramento DownDetector, a falha na rede de Musk teve início por volta das 10h30 (de Brasília), com usuários enfrentando dificuldades para acessar a plataforma e visualizar publicações. Além do Brasil, foram registradas falhas nos Estados Unidos, no Reino Unido e em outros países europeus. O acesso, segundo o portal de monitoramento, já está sendo normalizado.
Relembre o caso do Twitter
Anteriormente conhecido como Twitter, o X foi comprado pelo bilionário Elon Musk em outubro de 2022 por US$ 44 bilhões. A compra, que ocorreu após meses de negociações e tentativas de desistência por parte de Musk, marcou o início de uma série de mudanças drásticas na empresa.
Imediatamente após assumir o controle, Musk demitiu executivos de alto escalão e anunciou sua visão para a plataforma: novos recursos, algoritmos de código aberto, combate a contas de falsas (bots) e promoção da liberdade de expressão.
Essa visão se traduziu em cortes de custos, demissões em massa (afetando mais de 70% dos funcionários), mudança de nome para X e a transformação das verificações de contas em um serviço pago.