dicas

Saiba o que fazer em caso de uso do creme dental suspenso pela Anvisa

Interdição cautelar foi feita após relato de reações adversas em consumidores
Por Assessoria 29/03/2025 - 12:30
A- A+
Divulgação
Colgate Clean Mint foram interditas após relatos de eventos adversos
Colgate Clean Mint foram interditas após relatos de eventos adversos

A Vigilância Sanitária Municipal (Visa Maceió) reforça, na capital alagoana, o alerta nacional para a suspensão imediata do uso e comercialização do creme dental Colgate Total Clean Mint, que vem causando reações alérgicas nos consumidores de todo o país.

A medida segue a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que, após relatos de efeitos adversos em consumidores, determinou, na última quinta-feira (27), a interdição cautelar de todos os lotes do produto, que contêm em sua formulação a substância fluoreto de estanho (ou fluoreto estanoso), um agente de cuidado bucal.

“A medida não prevê o recolhimento do produto. Por isso, além de suspender imediatamente o uso do mesmo, os consumidores devem ficar alertas ao aparecimento de sintomas, para que procurem atendimento médico rapidamente e possam informar às autoridades de saúde”, orienta o chefe especial da Visa Maceió, Airton Santos.

Entre os sintomas relatados estão inchaço nos lábios e amígdalas, sensação de ardência e dormência na boca, boca seca, vermelhidão e outros desconfortos orais. Diante da possibilidade de risco à saúde, a comercialização do produto está interditada temporariamente.

De acordo com a Visa Maceió, o produto permanecerá suspenso até que haja posicionamento oficial da Anvisa, com base em novos laudos laboratoriais conclusivos.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato