POLÍTICA

Câmara de Rio Largo anuncia renúncia de Carlos Gonçalves; prefeito nega

Presidente da Câmara teria tomado posse no cargo nesta segunda-feira; aliados dizem que foi um golpe
Por Tamara Albuquerque 31/03/2025 - 13:57
Atualização: 31/03/2025 - 15:07
A- A+

A Câmara Municipal de Rio Largo anunciou nesta segunda-feira, 31, a renúncia do prefeito Carlos Gonçalves (PP) e do vice Peterson Henrique. A informação foi divulgada pelo presidente da Casa, vereador José Rogério da Silva (PP), durante sessão extraordinária. Pouco tempo após o anúncio, o próprio Carlos Gonçalves usou suas redes sociais para afirmar que a informação era falsa.

Vale lembrar que Rio largo vive dias politicamente turbulentos com agressões entre o atual prefeito e o anterior, Gilberto Gonçalves, o GG, que governou a cidade com mão de ferro por oito anos consecutivos. GG apoiou a candidatura de Carlos Gonçalves, mas os dois romperam a relação política e se enfrentam publicamente numa briga que não atende os interesses públicos.

A crise começou após a eleição de 2024, quando Gilberto Gonçalves, que apoiou a candidatura de Carlos, passou a agir como se ainda estivesse no comando da prefeitura. Mesmo sem o cargo de prefeito, ele cumpre agenda pública, visita obras e dá ordens aos servidores, causando desconforto nos membros mais leais à nova administração.

Antes da suposta carta de renúncia ser lida nesta segunda-feira, Carlos Gonçalves relatou, no dia 25, que tentaram forjar sua renúncia ao cargo. Segundo o prefeito, advogados tentaram registrar documentos com sua assinatura falsificada em cartórios de Rio Largo e Porto Calvo. O caso foi levado à Procuradoria Geral de Justiça para investigação.

Em relação ao episódio desta segunda-feira, o prefeito Carlos Gonçalves teria dito a aliados que foi pego de surpresa com o anúncio feito na sessão da Câmara e que não assinou nenhuma carta de renúncia ao mandato. Disse, ainda, que sua assinatura foi forjada e vai permanecer à frente do cargo. Confira a nota na íntegra.

“Mais um capítulo dessa longa novela de inverdades e tramas para impedir o desenvolvimento de Rio Largo!

Estou aqui junto dos vereadores de Rio Largo que entrem a gravidade desta tentativa de golpe. Na data de hoje, 31 de março, foi convocada pelo presidente da câmara de Rio Largo, Rogério Silva, uma sessão deliberativa extraordinária com pautas.pertinentes ao município. Seguida de outra sessão solene baseada num ato inconstituciona!

Fomos surpreendidos mais uma vez com a insistência em oficializar uma carta de renúncia fraudulenta, inconstitucional e inválida, seguida da posse imediata e ilegal do presidente da câmara.

Todos sabem que já levamos à todas as instâncias do poder legislativo e judiciário essa situação, e como sempre afirmamos, não existe carta de renúncia, nem mesmo a intenção de deixar a nossa missão à frente da Prefeitura de Rio Largo. Essa carta é falsa, fruto de uma tentativa criminosa de golpe! Não renunciei ao meu mandato, e nunca irei renunciar!

Já tomamos e seguiremos levando em frente as providências cíveis e criminais cabíveis junto às instâncias necessárias para reafirmar nossa legitimidade e poder que nos foi concedido pelo povo!

Digo e reafirmo: sigo sendo prefeito de Rio Largo, eleito democraticamente com 32.496 votos”.


Encontrou algum erro? Entre em contato