DOE VIDA
Com estoque baixo, Hemoal pede doações para evitar desabastecimento
Banco de sangue tem apenas 36,7% do mínimo de bolsas necessárias
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) enfrenta uma grave escassez de sangue e pede doações urgentes para evitar o risco de desabastecimento em hospitais e maternidades do estado. Com apenas 147 bolsas disponíveis, o estoque atual representa apenas 36,7% do mínimo necessário, que é de 400 unidades.
A maior parte do sangue coletado é destinada a atendimentos de emergência, como vítimas de acidentes de trânsito e agressões atendidas no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, e no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Segundo a médica hematologista do Hemoal.
Confira os pontos de doações: e apresentar um documento oficial com foto. Pessoas com histórico de doenças como Chagas, Aids, sífilis e hepatite (após os 11 anos) não podem doar.
Quem está gripado ou teve Covid-19 recentemente também deve aguardar a recuperação antes de fazer a doação.
Já aqueles que fizeram tatuagens, piercings, micropigmentação ou maquiagem definitiva precisam esperar um ano.Além disso, recomenda-se dormir pelo menos seis horas antes da doação e evitar o consumo de bebidas alcoólicas nas 24 horas anteriores.
Confira os pontos de doações:
Os interessados podem procurar os seguintes postos fixos de coleta:
- Maceió: Unidades Trapiche e Via Expressa (segunda a sexta, das 7h às 18h, e sábados, das 7h às 17h). Unidade Farol, no Hospital Veredas (terças-feiras, das 7h às 17h).
- Arapiraca: Unidade Eldorado, na Rua Marechal Floriano Peixoto, próxima à Escola Alternativa (segunda a sexta, das 7h às 18h, e sábados, das 7h às 17h).