MACEIÓ
Vereadora pede retirada de moção sobre anistia do 8 de janeiro na Câmara
Silvana Barbosa argumentou que a proposta não cumpre os requisitos do regimento interno da Casa
A vereadora Silvana Barbosa solicitou, durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 9, a retirada de uma moção de aplausos do vereador Leonardo Dias (PL) da pauta de votação da Câmara Municipal de Maceió. A parlamentar argumentou que a proposta não cumpre os requisitos estabelecidos pelo regimento interno da Casa, ao não conter o número mínimo de assinaturas.
"Seu presidente, eu acho que um assunto desse não deve submeter assessoria nenhuma, porque o regimento é bem claro e o plenário é soberano", afirmou a vereadora, ao se dirigir ao presidente da Câmara.
Ela reforçou que, conforme o regimento, moções de caráter coletivo devem ser assinadas por pelo menos um terço dos parlamentares para seguirem à votação.
A fala da vereadora ocorreu durante o debate sobre a validade da moção apresentada por Leonardo Dias, em apoio ao projeto de anistia.
Silvana Barbosa também utilizou seu tempo para defender seu direito de se posicionar livremente nas sessões da Casa.
“Quero deixar claro: no dia que eu não puder expor a minha vontade, eu deixo de ser vereadora. Para votar ou deixar de votar em qualquer projeto, moção ou requerimento, não preciso me esconder de nada", afirmou.
A moção em questão já havia sido alvo de polêmica na sessão anterior, quando sua votação foi adiada pela ausência de quórum, após manobra de vereadores contrários.
A sessão desta quarta também foi marcada por momentos de tensão entre parlamentares e precisou ser suspensa por alguns minutos.