SEGURANÇA

Alagoas registra queda de 6,9% em furtos de celulares entre 2022 e 2023

Governo amplia Celular Seguro com alertas por WhatsApp
Por Redação 25/04/2025 - 07:30
A- A+
Tânia Rego
Sempre que um chip novo for inserido em um celular cadastrado como roubado, furtado ou perdido no sistema, o aparelho recebe mensagem de alerta via WhatsApp
Sempre que um chip novo for inserido em um celular cadastrado como roubado, furtado ou perdido no sistema, o aparelho recebe mensagem de alerta via WhatsApp

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024 destaca que os roubos e furtos de celulares têm se tornado uma porta de entrada para o crime organizado no ambiente virtual, ampliando a sensação de insegurança da população. Como forma de combater o crescimento desse mercado ilegal, o Governo Federal deu início a uma nova etapa do Programa Celular Seguro, que envia mensagens automáticas via WhatsApp para celulares registrados como roubados, furtados ou perdidos, quando detectado um novo chip inserido no aparelho.

O objetivo do programa é enfraquecer o mercado de revenda de celulares roubados, sem prejudicar consumidores de boa-fé. A medida foca na desarticulação das redes de receptação, que utilizam o comércio informal para movimentar os aparelhos subtraídos. “O foco está em quem lucra com o crime, não no cidadão comum que comprou sem saber. O objetivo é restituir o aparelho à vítima e combater o mercado criminoso que financia outras atividades ilegais”, explicou Manoel Carlos de Almeida Neto, secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Números da Violência no Brasil e em Alagoas


De acordo com os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, o número de furtos de celulares no Brasil caiu 10,1% em 2023 em comparação a 2022. Foram registrados 442,9 mil furtos no ano passado, contra 492,9 mil em 2022. A redução foi observada em 21 dos 27 estados. Já em relação aos roubos, o número permaneceu estável: 490 mil em 2022 e 494 mil em 2023. No entanto, 12 estados registraram queda nos roubos.

Em Alagoas, houve uma redução significativa nos furtos, com queda de 6,9% — passando de 153,3 casos a cada 100 mil habitantes em 2022 para 142,8 em 2023. No caso dos roubos, a queda foi de 1,4%, com 180,5 registros a cada 100 mil habitantes em 2022, contra 178 em 2023.

Como Funciona o Novo Sistema de Alertas


Sempre que um novo chip for inserido em um celular registrado como roubado, furtado ou perdido, o aparelho receberá um alerta via WhatsApp dos números verificados do MJSP: (61) 2025-3000 ou (61) 2025-3003. A mensagem orienta o receptor do celular a:

Acessar o site: www.gov.br/celularseguro

. Comparecer a uma delegacia de polícia, levando a nota fiscal ou um documento que comprove a propriedade legal do aparelho

. Caso não consiga comprovar a origem, deverá devolver o aparelho.

Consultando a Situação de um Celular



Quem pretende comprar um celular de segunda mão deve, obrigatoriamente, verificar a situação do aparelho para evitar adquirir um produto oriundo de crime. A consulta pode ser feita de maneira rápida e gratuita por meio de:

App Celular Seguro: opção “Celulares com Restrição”


Site do Programa: https://celularseguro.mj.gov.br

Site da Anatel: https://www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/celular-legal/consulte-sua-situacao

Basta digitar o número do IMEI (encontrado ao digitar *#06# no teclado do celular) e verificar se há restrição. Isso ajuda a evitar que o comprador, sem saber, se torne parte da cadeia criminosa.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato