SAIBA QUEM SÃO

Baldomero Cavalcanti abriga três ‘personalidades’ em menos de um ano

Ex-presidente, advogado e influenciador estão em celas especiais
Por Redação 25/04/2025 - 18:22
A- A+
© Marcelo Camargo/Agência Brasil; reprodução/redes sociais
O ex-presidente Fernando Collor, o advogado João Neto e o influenciador Kel Ferreti
O ex-presidente Fernando Collor, o advogado João Neto e o influenciador Kel Ferreti

O presídio Baldomero Cavalcanti, localizado em Maceió, recebeu em menos de um ano três detentos que estampam manchetes. O complexo prisional agora abriga o ex-presidente da República Fernando Collor de Mello, o advogado e influenciador João Neto e o ex-policial militar e também influenciador digital Kel Ferreti. 

Os três têm em comum o fato de protagonizarem casos que ganharam ampla repercussão nacional.

Ex-presidente Fernando Collor

O ex-presidente e ex-senador por Alagoas, Fernando Collor de Mello, foi preso nas primeiras horas desta sexta-feira, 25, em Maceió. Segundo fontes do EXTRA, o ex-presidente foi abordado pela Polícia Federal por volta das 4h da manhã no Aeroporto Zumbi dos Palmares, enquanto se preparava para embarcar para Brasília.

A ordem de prisão partiu do Supremo Tribunal Federal (STF), após o trânsito em julgado da condenação de Collor a 8 anos e 10 meses de reclusão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no âmbito da Operação Lava Jato. Após ser conduzido ao Instituto Médico Legal (IML) para o exame de corpo de delito, o ex-presidente foi transferido no início da tarde para o Presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira.

Collor está preso em uma ala específica do Presídio Baldomero Cavalcanti, em Maceió, voltado a detentos com curso superior, ex-agentes de segurança pública e condenados por crimes de menor poder ofensivo ou de natureza política. Embora o local seja frequentemente chamado de “ala especial”, trata-se de um módulo comum do sistema prisional, sem nenhum tipo de regalia.

Segundo relatos, ele mantém um comportamento tranquilo, demonstrando bom humor e socializando com os demais custodiados da área restrita.

Advogado João Neto

O advogado e influenciador baiano João Francisco de Assis Neto, conhecido como João Neto, foi preso em flagrante no dia 14 de abril acusado de agredir a companheira. De acordo com o depoimento da vítima, ela foi retirada à força de casa e empurrada, sofrendo uma queda que resultou em um corte profundo. João Neto nega as agressões e afirma que imagens de câmeras internas do apartamento provariam sua versão.

Inicialmente detido no presídio militar, João Neto foi transferido ao Baldomero Cavalcanti no dia 18 de abril, após receber alta médica do Hospital Geral do Estado (HGE), onde esteve internado por mal-estar durante o processo de transferência. A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas informou que ele cumpre prisão preventiva. O advogado também se apresentava nas redes sociais como ex-policial militar, mas foi desligado do curso de formação da PM-BA há 15 anos, após envolvimento em fraude.

Influenciador Kel Ferreti

Preso em dezembro de 2024, o influenciador digital e ex-policial militar Kel Ferreti foi alvo da operação Trapaça, deflagrada pelo Ministério Público Estadual de Alagoas (MP-AL) por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e Lavagem de Bens (GAESF). Ele é acusado de liderar uma organização criminosa especializada em lavar dinheiro oriundo de jogos de azar online. Em seu apartamento, a polícia encontrou R$ 20 mil em espécie, joias, 14 iPhones e um carro de luxo da marca Porsche.

Kel Ferreti foi encaminhado ao presídio Baldomero Cavalcanti logo após a audiência de custódia, no dia 4 de dezembro de 2024. Por ser ex-militar, ainda que tenha sido expulso da PM em 2023 por crime eleitoral, ele está custodiado em um módulo exclusivo para ex-integrantes das forças de segurança. A defesa do influenciador afirma que os fatos serão esclarecidos, e que ele se manifestará publicamente assim que possível.


Encontrou algum erro? Entre em contato