economia

Procon Alagoas divulga pesquisa de preços de presentes para o Dia das Mães

Foram avaliados itens como perfumes, joias, roupas e eletrodomésticos
Por Assessoria 01/05/2025 - 09:25
A- A+
Divulgação
Órgão orienta consumidores a redobrar atenção com promoções enganosas
Órgão orienta consumidores a redobrar atenção com promoções enganosas

Às vésperas do Dia das Mães, celebrado neste domingo, 5, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon/AL) realizou uma pesquisa de preços e uma série de fiscalizações em estabelecimentos comerciais de Maceió. O objetivo é garantir mais segurança nas compras e orientar a população contra práticas abusivas, comuns em datas com forte apelo comercial.

A ação ocorreu entre terça-feira, 29, e quinta-feira, 1º, com visitas a lojas do Centro da capital, shoppings e até restaurantes. Durante as fiscalizações, os agentes avaliaram produtos com preços entre R$ 20 e R$ 529,90, incluindo itens populares como perfumes, maquiagens, joias, roupas, eletroportáteis e eletrodomésticos.

De acordo com Adelaide Melo, supervisora de fiscalização do Procon/AL, os fiscais utilizaram planilhas comparativas que analisam os preços praticados neste ano em relação aos do mesmo período de 2024. “Esse comparativo nos ajuda a identificar se os descontos anunciados são reais ou se houve apenas maquiagem nos preços”, explicou.

Entre os principais problemas encontrados estão a falta de informações claras sobre garantias e trocas, além de promoções enganosas — quando um produto mantém o mesmo valor ou até aumenta de preço, apesar de estar com selo de liquidação.

O Procon também reforça que, além de observar o preço, o consumidor deve se atentar às condições de pagamento, prazos de entrega, emissão da nota fiscal e garantia de troca em caso de defeitos. “É fundamental que as pessoas saibam identificar boas oportunidades e evitem cair em armadilhas. Trabalhamos para assegurar uma relação de consumo mais justa e equilibrada”, destacou Daniel Sampaio, diretor-presidente do órgão.

A pesquisa completa de preços está disponível no site do Procon/AL e pode ser acessada neste link.

Em caso de dúvidas, denúncias ou reclamações, os consumidores podem entrar em contato com o Procon/AL pelo número 151, via WhatsApp (82) 98883-7586, ou presencialmente, mediante agendamento no site agendamento.seplag.al.gov.br.


Encontrou algum erro? Entre em contato