ARTICULAÇÕES
Câmara de Maceió cobra BRK e propõe retomar comissão de fiscalização
Nova reunião com representantes da Casal, Sanama e Arsal deve ser agendada
Os problemas enfrentados pela população de Maceió com o abastecimento de água e saneamento voltaram a ser tema de debate na Câmara Municipal nesta quinta-feira, 8. Após reunião com representantes da BRK Ambiental, realizada na véspera, vereadores criticaram a falta de transparência da concessionária e sugeriram medidas para reforçar a fiscalização dos serviços prestados.
A proposta de reativar a Comissão Especial de Fiscalização da BRK, criada em 2023, partiu do vereador Luciano Marinho e recebeu apoio de outros parlamentares. O grupo teria como objetivo monitorar mais de perto o cumprimento das metas estabelecidas pela empresa.
Durante a sessão, foi criticada a ausência de dados básicos, como o mapa atualizado do saneamento na capital, que não foi apresentado pela BRK durante a reunião de quarta-feira, 7.
A vereadora Jeannyne Beltrão chamou atenção para a lentidão das obras de saneamento e destacou que, mesmo após quatro anos de atuação em Maceió, a empresa ainda não informou com clareza quais bairros estão sendo saneados.
A reunião de quarta-feira contou com a presença de 13 vereadores, entre eles Silvania Barbosa, Teca Nelma, Olívia Tenório, Cal Moreira e Thiago Prado. Os parlamentares cobraram explicações sobre temas recorrentes nas reclamações da população, como cobranças indevidas, falta d’água, contratos confusos e obras inacabadas.
Uma nova reunião com representantes da Casal, Sanama e Arsal deve ser agendada nos próximos dias, conforme adiantou Chico Filho.