POLÊMICo
IBGE lança mapa-múndi invertido com o Brasil no centro; veja
Nova representação destaca o protagonismo do país em fóruns internacionais e antecipa clima da COP30
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na quarta-feira, 7, uma nova versão do mapa-múndi que inverte a orientação tradicional e coloca o Brasil no centro da imagem. A proposta, segundo o presidente do órgão, Marcio Pochmann, é simbólica e busca reforçar o papel de destaque do país em temas globais.
“O IBGE lançou um novo mapa-múndi com o Brasil no centro, contendo o Sul na parte superior do mapa, também identificado por mapa invertido”, escreveu Pochmann na rede social X (antigo Twitter).
De acordo com ele, a ideia é enfatizar “a posição atual de liderança do Brasil em importantes fóruns internacionais como o BRICS e o Mercosul”, além da realização da COP30, prevista para novembro deste ano em Belém (PA).
A mudança na representação cartográfica não é inédita. Em 2024, o instituto já havia causado polêmica ao lançar uma edição do Atlas Geográfico Escolar que também posicionava o Brasil no centro do mapa. A nova versão amplia esse conceito, apresentando uma perspectiva do mundo a partir do Sul Global — uma abordagem que contesta a lógica eurocêntrica tradicionalmente adotada em mapas.
Quem é Marcio Pochmann
À frente do IBGE desde julho de 2023, Marcio Pochmann foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É doutor em Ciência Econômica pela Unicamp, onde também atuou como professor e pesquisador. No setor público, comandou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) entre 2007 e 2012 e a Fundação Perseu Abramo até 2020. Também foi secretário municipal em São Paulo entre 2001 e 2004.