Cultura

Dossiê Fotografia lança edição impressa com 20 artistas alagoanos

Publicação encerra a 2ª temporada do projeto, financiada pela Lei Paulo Gustavo
Por Yasmin Gregorio - Estagiária sob supervisão 23/05/2025 - 08:28
A- A+
Itawi Albuquerque
Iniciativa celebra a diversidade da fotografia no estado e transforma registros visuais em documento histórico da cultura alagoana.
Iniciativa celebra a diversidade da fotografia no estado e transforma registros visuais em documento histórico da cultura alagoana.

A 2ª temporada do “Dossiê Fotografia Alagoana” foi concluída com o lançamento de um livro impresso que reúne a produção de 20 fotógrafos atuantes no estado. O projeto, idealizado pelo blog Aqui Acolá, foi retomado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Estado de Alagoas e teve a impressão viabilizada pela edição municipal da mesma lei, por meio da Prefeitura de Maceió.

A versão física da publicação já está disponível para aquisição pelo valor de R$ 120, com a diretora do projeto, Iranei Barreto, pelo número (82) 99920-6033. Para os fotógrafos participantes, o valor cobrado é simbólico. Toda a renda arrecadada será destinada à impressão da 1ª edição do projeto, que não contou com financiamento suficiente à época para ser publicada fisicamente.

Fotógrafos e proposta

Entre os nomes presentes na 2ª edição estão Celso Brandão, Gabi Coêlho, Gustavo Pereira, Márcio Valença, Amanda Bambu, Gabriel Moreira, Alisson Frazão, Itawi Albuquerque, Dilma de Carvalho, Ducy Lima, Edvaldo Vasconcelos, Deth Nascimento, Jacque Lima, Lícia Moreira, João Erisson, Flávia Gazzanéo, Matheus Monstro, Ana Clark, Josian Paulino e Orlando Costa.

O projeto se propõe a registrar, a cada edição, aspectos da produção fotográfica em Alagoas, valorizando os artistas locais e discutindo temas como fotografia contemporânea, documental, artística, profissionalização e desafios do mercado.

Histórico

Criado em 2017, o Dossiê surgiu do desejo da jornalista e pesquisadora Iranei Barreto de documentar a cena fotográfica alagoana. A primeira temporada do projeto foi publicada no blog Aqui Acolá e em veículos como o Jornal de Arapiraca e a revista Painel Alagoas. A 2ª temporada teve início em 2019 com uma entrevista da fotógrafa Gabi Coêlho.

"Participar do Dossiê foi uma experiência incrível. Eu estava nos primeiros anos da carreira e a experiência foi uma das ferramentas que me ajudou a olhar para o meu trabalho de forma mais crítica", avalia Gabi. "Eu e meu trabalho mudamos bastante de 2019 para cá e o Dossiê foi um marco, figura para mim como um registro importantíssimo do começo da carreira e dos passos que eu vim trilhando até aqui", conclui.

O último entrevistado da edição, Orlando Costa, destacou o impacto da publicação em sua trajetória. ““Espero que o Dossiê continue sendo espaço de oportunidade para outros artistas do estado", disse.

Para Iranei, o lançamento do livro representa uma vitória diante dos desafios enfrentados, especialmente durante a pandemia.

Próximos passos

A equipe do Dossiê Fotografia Alagoana, composta também pelo publicitário Joenne Mesquita (identidade visual) e pelo jornalista Nicollas Serafim (textos), agora busca apoio para viabilizar a 3ª temporada.

A ideia é expandir a abrangência do projeto para fotógrafos de outras regiões do estado, fortalecendo ainda mais o registro histórico da produção visual em Alagoas. “Este projeto é, acima de tudo, uma celebração do talento local e uma forma de preservar a memória cultural do estado através da fotografia.”, conclui Iranei.


Encontrou algum erro? Entre em contato