ECONOMIA

Dia dos Namorados injetará R$ 41,5 milhões em Maceió

Pesquisa mostra que maceioense estima gastar em média R$ 162 com presente
Por Fecomércio AL 07/06/2025 - 11:12
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Assessoria
Centro de Maceió já registra aumento no número de consumidores
Centro de Maceió já registra aumento no número de consumidores

O desejo de celebrar o amor vai levar 54% dos maceioenses às compras de presentes para o Dia dos Namorados e 55,7% a investirem em comemorações, injetando cerca de R$ 41,5 milhões na economia da capital, segundo estima a Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Namorados realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), por meio do Instituto Fecomércio AL.

A expectativa do Instituto considera os 253,7 mil trabalhadores formais da capital e a correspondente projeção dos percentuais indicados na pesquisa. Assim, ante aos que declararam a intenção de presentear (54%), o tíquete médio estimado será de R$ 162,14, movimentando R$ 22,2 milhões em produtos. Já as comemorações (55,7%) devem ter um tíquete médio de R$ 136,76, respondendo por R$ 19,3 milhões do total injetado.

Na opinião do presidente da Fecomércio, Adeildo Sotero, o Dia dos Namorados é mais do que uma data simbólica; é uma oportunidade concreta de aquecimento da economia local, já que mais da metade da população economicamente ativa pretende celebrar o dia.

Presentes

Os casais já sabem com o que irão presentear: vestuários e acessórios (35,2%); acessórios de beleza, perfumes e cosméticos (16,4%); calçados (13,1%); chocolates (6,9%); joias e bijuterias (6,3%); bolsas e carteiras (5,1%), flores (3,9%) e cestas de café da manhã (3%), dentre outras opções. Em relação às quantidades, a maioria (72,5%) vai comprar um produto, mas há que pretenda investir em dois (21,34%), três (4,3%) ou até quatro (1,8%) mimos.

Na hora da compra, as faixas de preço com mais investimentos serão: entre R$ 151 a R$ 200, para 21%; acima de R$ 400, para 19,6%; entre R$ 101 a R$ 150, para 17,4%; e entre R$ 201 a R$ 250, para 17%. A qualidade (35,3%), o preço baixo (24,2%), as promoções (24%) e o atendimento (6,5%) chamarão a atenção dos consumidores, os quais pretendem ir aos shoppings (40,3%), ao Centro (30,3%), lojas online (22,1%), comércio de bairro (4,2%), feiras (2,1%) e supermercados (0,9%).

A maioria deve parcelar as compras no cartão de crédito (39,5%), que também será utilizado nas modalidades de crédito rotativo (18,4%) e débito (13,6%). Pagamentos via Pix (23%) ou em dinheiro (5,5%) serão outras opções.

Para os 55,7% dos casais que vão comemorar, os lugares serão variados: restaurantes (47,2%); casa (27,4%); viagens (11,2%); shoppings (4,3%); clubes e praias (4,3%); hotéis e motéis (4%); casa de amigos (1%) e barzinho (0,3%). Os valores desembolsados ficarão entre R$ 101 e R$ 150 (23,8%), entre R$ 151 e R$ 200 (22%), acima de R$ 400 (14,2%) e entre R$ 51 e R$ 100 (11,7%).

De acordo com a pesquisa do Instituto Fecomércio, 46% dos entrevistados não irão presentear. Desse total, 75,3% das pessoas não comprarão porque não têm a quem presentear. Outros não irão consumir pelo fato de não terem o hábito de presentear na data (12,3%), de comemorarem de outra forma (5,1%), de estarem endividados (3,4%), desempregados (0,9%) ou mais cautelosos com as compras (2,6%). Um percentual pequeno (0,4%) já foi às lojas antecipadamente e adquiriu o presente.


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