Transtornos
Prefeita critica e suspende trabalho de concessionária em Palmeira
Tia Júlia diz que serviços não têm qualidade e que chuva atrapalha obras da Águas do Sertão
A prefeitura de Palmeira dos Índios, Tia Júlia, usou as redes sociais para anunciar nesta segunda-feira,30, a suspensão temporária dos serviços de saneamento realizados pela empresa Conasa Águas do Sertão no município. A justificativa, explica, é que as obras estão sendo executadas de forma inadequada em função do volume e da frequência de chuvas na cidade.
A decisão foi oficializada através de decreto. No vídeo, a prefeitura enfatiza que as condições climáticas não estão favorecendo a execução de um serviço de qualidade. "Por isso, decidimos suspender as intervenções para evitar mais prejuízos à cidade”, explicou Tia Júlia.
A Prefeitura determinou que a empresa deve priorizar a recuperação imediata das ruas que sofreram intervenção e tiveram o asfalto ou calçamento removido.
A população de Palmeira dos Índios tem feitos queixas sobre a atuação da empresa e a grande quantidade de buracos que ela deixa na malha viária após fazer as obras. A situação tem gerado transtornos à população e levantado preocupações sobre a segurança no tráfego local.
A partir de agora, a empresa estará proibida de fazer novas intervenções nas ruas até que o período chuvoso amenize. “A cidade foi entregue limpa e organizada, e queremos que continue assim. O compromisso é com a população, que merece respeito e um serviço bem feito. Quando o tempo melhorar, os trabalhos poderão ser retomados com mais segurança e responsabilidade”, reforçou.
A Águas do Sertão foi criada pelo Consórcio Alagoas, formado pela Conasa Infraestrutura e Grupo Allonda, vencedor do leilão realizado na B3 para a concessão dos serviços de saneamento em 34 municípios do Agreste e Sertão do Alagoas (Bloco B), compreendendo mais de 560 mil habitantes.
A concessionária é responsável por distribuir a água tratada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e pelo esgotamento sanitário do Bloco B.
Prefeitura e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (CREA-AL) firmaram parceria e vão realizar uma vistoria técnica nas obras executadas pela Águas do Sertão no município com objetivo de verificar a situação das vias públicas afetadas pelas intervenções de saneamento básico.
Em nota dirigida à imprensa, a empresa informou que não foi comunicada oficialmente sobre a vistoria e afirmou que os trabalhos seguem em andamento no município. Confirmou que os transtornos relatados foram agravados pelo período chuvoso.