POLÍCIA
Condenado por matar deficiente em Alagoas é preso em Mato Grosso do Sul
Crime ocorreu em abril de 2005 no Sítio Lagoa da Pedra, zona rural de Lagoa da Canoa
José Claudio Freitas de Sousa, 49 anos, foi preso na sexta-feira, 11, pela Delegacia Especializada de Repressão a Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) após condenação a 14 anos e seis meses por homicídio qualificado. O crime ocorreu em abril de 2005 no Sítio Lagoa da Pedra, zona rural de Lagoa da Canoa, no Alagoas.
Na tarde de sábado, 23 de abril de 2005, José Claudio e dois homens espancaram até a morte José Carlos Alves da Silva, deficiente mental, a mando do sogro Francisco Alves da Silva, já falecido. A vítima, em surto, havia violentado uma cadela do condenado.
Os homens invadiram a casa de José Carlos e o levaram até a frente do imóvel, onde o agrediram com cassetetes de madeira até a morte. Após o crime, fugiram do local. Em junho de 2021, os réus foram julgados pelo Tribunal do Júri.
Francisco foi condenado a seis anos por lesão corporal seguida de morte, mas faleceu durante o processo. Após o trânsito em julgado, a Justiça expediu mandado contra José Claudio, cumprido na sexta-feira, 11. Ele passou por audiência de custódia.
A juíza Eucelia Moreira Cassal determinou a transferência de José Claudio para unidade prisional, onde cumprirá a pena pelo homicídio qualificado cometido contra José Carlos.