BOLETIM FIOCRUZ

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave seguem elevados em Alagoas

Estado está entre os estados que apresentam nível de atividade da doença estável
Por Redação 26/07/2025 - 12:21
A- A+
Myke Sena/MS
Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave seguem elevados em Alagoas
Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave seguem elevados em Alagoas

O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado na quinta-feira, 24, indica queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no país. Em Alagoas, no entanto, os números continuam elevados, com alto risco, embora sem tendência de crescimento no longo prazo.

Segundo a Fiocruz, Alagoas está entre os estados que apresentam nível de atividade da doença estável, assim como Acre, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe.

De acordo com o boletim, no ano epidemiológico de 2025 foram notificados 139.323 casos de SRAG no Brasil. Destes, 73.905 tiveram resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, enquanto 46.726 foram negativos.

Entre os casos positivos registrados no país, 26,5% foram de influenza A, 1,1% de influenza B, 46,1% de vírus sincicial respiratório, 22,7% de rinovírus e 7,1% de Sars-CoV-2.

A pesquisadora da Fiocruz, Tatiana Portela, destacou que ainda há aumento dos casos entre crianças pequenas em estados como Amazonas, Rio Grande do Norte e Roraima, e entre idosos no Pará, sem identificação precisa do vírus responsável neste último.

O boletim também aponta que, nas últimas quatro semanas, 63,2% dos óbitos confirmados laboratorialmente foram causados pelo vírus da influenza A.


Encontrou algum erro? Entre em contato