Pesquisa

Parlamentares dizem que partidos não representam interesses da sociedade

29% dos deputados e senadores pretendem ou consideram mudar de partido ainda nesta legislatura
Por Redação 29/07/2025 - 15:11
A- A+
Assessoria
Congresso Federal
Congresso Federal

Pesquisa do Ranking dos Políticos, instituto que acompanha o trabalho parlamentar, mostra que mais da metade dos deputados federais (51,8%) considera que os partidos políticos representam “pouco ou nada” os interesses da sociedade. No Senado, a percepção é mais positiva, com 71,4% avaliando as legendas como “muito” ou “razoavelmente” representativas. A informação foi divulgada pela Folhapress.

O levantamento também mostrou que mais de um terço dos parlamentares entrevistados admite já ter sido obrigado a mudar o voto por orientação partidária, sendo 42,9% no Senado e 38,2% na Câmara. Além disso, 29% dos deputados e senadores disseram que pretendem ou consideram mudar de partido ainda nesta legislatura.

Apesar de vetada pela Legislação Eleitoral, as candidaturas independentes, sem vínculo partidário são defendidas pela maioria dos parlamentares ouvidos. No Senado, 46,5% apoiam a ideia, sendo 25,1% apenas para cargos majoritários e 21,4% para todos os cargos. Já na Câmara, 41,8% são favoráveis.

A pesquisa mostrou que apenas um terço acredita que as candidaturas avulsas trariam maior renovação política. Para a maioria, o impacto seria limitado na opinião de 46,4% dos deputados federais e 53,6% dos senadores.

O levantamento foi realizado entre 8 e 16 de julho com 138 parlamentares (110 deputados e 28 senadores) e tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais.


Encontrou algum erro? Entre em contato